SaudeOnline.pt / Psiqonline / psiq-entrevistas

Saúde Mental. “É necessário dar apoio aos pais que sofreram experiências adversas no passado”

No âmbito do simpósio que marcou o início do projeto europeu “Let’s Talk About Children” (LTC), com o intuito de promover a saúde mental de crianças, jovens e famílias, o SaúdeOnline entrevistou Joaquim Cerejeira, professor de Psiquiatria na Universidade de Coimbra e coordenador do projeto em Portugal.

III Jornadas do Serviço de Psicologia do CHUSJ. “Serão abordados problemas prementes no atual contexto social”

No sentido de esclarecer algumas das temáticas que serão abordadas entre hoje e amanhã nas III Jornadas do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o SaúdeOnline entrevistou a comissão organizadora, nomeadamente Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia, Cláudia Sousa, coordenadora do serviço da unidade de Neuropsicologia, e Vânia Gonçalves, psicóloga clínica.

Saúde Mental. “É necessário dar apoio aos pais que sofreram experiências adversas no passado”

No âmbito do simpósio que marcou o início do projeto europeu “Let’s Talk About Children” (LTC), com o intuito de promover a saúde mental de crianças, jovens e famílias, o SaúdeOnline entrevistou Joaquim Cerejeira, professor de Psiquiatria na Universidade de Coimbra e coordenador do projeto em Portugal.

  • Psicogeriatria

“Deveriam existir mais consultas de Psicogeriatria em Portugal”

João Facucho, psiquiatra, enfatiza a necessidade de se dar mais apoio à saúde mental dos idosos. Para tal, acredita, os mais velhos deveriam ter acesso a consultas de Psicogeriatria, nomeadamente no setor público.

  • patologia psiquiátrica

“Queremos que os médicos de MGF possam gerir e abordar a patologia psiquiátrica com maior confiança”

Hoje e amanhã decorre, em Coimbra, o IV PrimariaMente, um curso de Saúde Mental para a Medicina Geral e Familiar. José Diogo Andrade, interno de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e membro da comissão organizadora, comenta alguns dos temas abordados e que devem ser do conhecimento dos médicos de família.

  • chemsex

Chemsex. “As motivações podem relacionar-se com dificuldades já vividas, como solidão e falta de desejo sexual”

Filipe Couto Gomes é psiquiatra, coordenador da DiverGENTE (DICAD-ARSLVT), uma consulta de adictologia e sexologia para pessoas que fazem chemsex, para a comunidade LGBTQIAPN+ ou trabalhadoras do sexo. Ao SaúdeOnline esclarece o que é esta prática e quais os riscos associados.

  • depressão

Depressão. “Há sempre esperança, mesmo que a doença o convença do contrário”

‘Viva! Para lá da depressão’ é o nome e o mote de um projeto que tem como objetivo aumentar a literacia em saúde mental. No âmbito desta iniciativa, a psiquiatra Inês Homem de Melo fala sobre a esperança que existe sempre na depressão e como é importante procurar ajuda o quanto antes.

Celina Morgan. “A ketamina é diferente das substâncias psicadélicas clássicas”

Celia Morgan é responsável pela área de Psicofarmacologia na Universidade de Exeter, no Reino Unido, e foi uma das oradoras da conferência “Ketamine assisted therapy - a paradigm shift in mental health”. O evento decorreu, no passado dia 12 de julho, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa. O instituto associou-se, recentemente, à The Clinic of Change, a primeira clínica em Portugal de psicoterapia assistida por ketamina.

Dependências. “As unidades mantêm-se graças à capacidade de resistência dos profissionais”

O uso de substâncias psicadélicas para fins terapêuticos foi um dos temas do encontro “Cérebro e a Vontade: Atualização em Dependências , que se realizou em maio, em Coimbra. João Curto, psiquiatra e membro da comissão organizadora, fala da importância destas terapêuticas e alerta também para a escassez de recurso humanos na área da Adictologia.

Estudo revela que 86% dos jovens portugueses estão viciados nas redes sociais

"O impacto que as redes sociais têm, muitas vezes, na deformação dos adolescentes, acaba por ser uma espécie de droga - (…) e com o assentimento dos pais - e com consequências que, nalguns casos, são manifestamente graves”, alerta o psicólogo Eduardo Sá.

Go to Top