SaudeOnline.pt / Psiqonline / psiq-entrevistas

Estudo revela que 86% dos jovens portugueses estão viciados nas redes sociais

"O impacto que as redes sociais têm, muitas vezes, na deformação dos adolescentes, acaba por ser uma espécie de droga - (…) e com o assentimento dos pais - e com consequências que, nalguns casos, são manifestamente graves”, alerta o psicólogo Eduardo Sá.

Psicadélicos. “O risco de a pessoa ficar dependente da substância usada no tratamento é muito baixo”

Inês Carmo Figueiredo, Mafalda Corvacho e Pedro Mota são psiquiatras e cofundadores da SPACE - Sociedade Portuguesa de Aplicação Clínica de Enteógenos. São também os coordenadores do livro “Psicadélicos em Saúde Mental” (LIDEL), onde abordam o uso de substâncias psicadélicas nalgumas doenças, como a depressão resistente.

Entrevista. “O rastreio ao consumo nocivo de álcool deve ser generalizado”

“Álcool: Teoria e Clínica” é a mais recente obra sobre dependência de álcool, um problema de saúde que é, muitas vezes, normalizado pela sociedade. Joana Teixeira, psiquiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, é uma das autoras. Em entrevista, alerta para a importância do rastreio e para as diferentes manifestações clínicas da doença.

Fausto Amaro. “Todo o suicídio é uma morte evitável”

Fausto Amaro é presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS). Em entrevista, à margem do Simpósio da SPS, que decorre entre 13 e 15 de abril, no Porto, alerta para a importância do trabalho conjunto entre diferentes setores numa causa de morte prevenível.

Entrevista. “Os doentes e sobreviventes de cancro têm maior incidência de patologias depressivas e ansiosas”

A Secção de Psico-Oncologia (PO) da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) vai organizar o I Curso de Psico-Oncologia entre os dias 3 de maio e 29 de julho. Ao SaúdeOnline, a presidente da Secção, Guida da Ponte, fala sobre a ação formativa e alerta para o impacto do cancro na saúde mental.

“Cerca de 3-5% dos adultos têm perturbação da hiperatividade e défice de atenção”

O psiquiatra Joaquim Cerejeira, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, alerta para o subdiagnóstico da perturbação da hiperatividade e défice de atenção (PHDA) no adulto. E realça que existe consenso na comunidade científica de que a PHDA é uma condição neurobiológica que pode ser "mascarada" por sintomas de depressão, ansiedade e até consumo de substâncias.

Entrevista. “A perturbação borderline é a mais frequente, é um problema de saúde pública”

João Carlos Melo, psiquiatra no Hospital Fernando da Fonseca (HFF), é um dos formadores do Curso de Introdução às Perturbações da Personalidade (PP), promovido pela Secção de Perturbações da Personalidade da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. A iniciativa irá decorrer online nos dias 18 e 25 de fevereiro e 4 de março. Em entrevista fala do estigma que existe em relação às PP, nomeadamente a borderline.

Entrevista. “Na Psiquiatria, o seguimento à distância não substitui a atividade presencial”

Luís Madeira, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), faz uma antevisão do XVI Congresso Nacional de Psiquiatria e Saúde Mental, que vai decorrer entre 16 e 19 de novembro, em Albufeira. Além de falar sobre algumas das temáticas, realça a multidisciplinaridade do evento que inclui também áreas como o Ambiente ou a Filosofia.

Entrevista. “A depressão no idoso manifesta-se mais frequentemente com sintomas físicos”

João Reis é médico psiquiatra e coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Em entrevista alerta para a depressão no idoso, que nem sempre se manifesta da mesma forma que num jovem.

Go to Top