SaudeOnline.pt / Pedonline / pedo-entrevistas

AVC pediátrico. “Cerca de metade das crianças que sofre um AVC isquémico tem uma doença de risco já conhecida”

Rita Lopes da Silva, neuropediatra no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, alerta para a importância do diagnóstico atempado de AVC nas crianças e adolescentes. E apela um maior conhecimento deste problema de saúde que não afeta somente adultos.

Rinite. “Passámos do tratamento de alívio para o controlo da inflamação e da doença”

Em quatro décadas, os imunoalergologistas têm assistido a uma evolução terapêutica que caminha cada vez mais para uma medicina personalizada na área da rinite e rinossinusite. Para nos falar do assunto, o SaúdeOnline foi entrevistar Graça Loureiro, Coordenadora do Grupo de Interesse de Rinite/Rinossinusite da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e imunoalergologista no CHUC.

“A prevalência estimada de hipertensão arterial na idade pediátrica na Europa é de 3-5%”

Carla Simão, Responsável pela Área de HTA e Risco Cardiovascular do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, alerta para a hipertensão nas crianças e jovens até aos 18 anos.

Entrevista. “Os pediatras que se dedicam à Medicina do Adolescente deviam ser reconhecidos”

Hugo Braga Tavares defende a criação da subespecialidade de Medicina do Adolescente. O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente alerta para uma fase da vida que se inicia cada vez mais cedo e que pode estender-se para lá dos 19 anos.

Entrevista. “A perturbação do espectro do autismo está associada a maior prevalência de perturbações do sono”

A presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, Mónica Vasconcelos, aborda, em entrevista, os problemas do sono que mais afetam as crianças com perturbação do espetro do autismo (PET). A responsável alerta para o impacto de um problema que também afeta a família.

“O grande desafio da Pediatria é a limitação de recursos, sobretudo a nível dos serviços de urgência”

O novo presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), André Mendes da Graça, fala dos objetivos da Direção para este novo mandato (2023/2025) e da Pediatria em geral. No seu entender, a limitação de recursos é, atualmente, o grande desafio da especialidade.

Cancro pediátrico. “Os progressos no diagnóstico e tratamentos permitiram-nos atingir cerca de 80% de sobreviventes”

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Criança com Cancro. Ao SaúdeOnline, Ana Maia Ferreira, diretora do Serviço de Pediatria do IPO Porto, fala-nos dos cancros pediátricos mais comuns e dos sobreviventes.

Entrevista. “Dois terços das bronquiolites em crianças são provocadas pelo vírus sincicial respiratório”

A infeção por este vírus, que atinge 90% das crianças até aos dois anos, pode mesmo levar ao internamento e deixar sequelas, diz, em entrevista, o pediatra Hugo Rodrigues, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Doenças reumáticas em idade pediátrica. “É necessário um trabalho contínuo para evitar a desvalorização ou referenciação inadequada”

Apesar da evolução "gigante no conhecimento e tratamento" destas doenças nos últimos anos, "é necessário um trabalho contínuo formativo em relação à divulgação destas doenças", sublinha, ainda, a reumatologista pediátrica Filipa Oliveira Ramos, que vai presidir ao 1.º Congresso Português de Reumatologia Pediátrica.

Go to Top