• microtia

“Além da estética do pavilhão auricular, a microtia pode estar associada a problemas auditivos”

Diogo Andrade Guimarães, especialista em cirurgia plástica no Hospital Dona Estefânia e na Clínica Ana Silva Guerra, fala sobre o impacto da microtia na audição e na saúde mental.

  • diabetes

“A diabetes tipo 1 pode ser diagnosticada anos antes de surgirem os sinais e sintomas da doença”

Mais que tratar a diabetes tipo 1, é preciso apostar no rastreio de anticorpos antes de a doença se manifestar. Sónia do Vale, diretora do Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde (DGS), e Isabel Dinis, coadjuvante do PND, falam sobre o trabalho que a DGS está a desenvolver neste âmbito.

  • nutrição

Nutrição pediátrica. “Adesão das crianças a dietas especiais pode ser um processo desafiante”

Em entrevista, Bárbara Plácido, nutricionista com pós-graduação em Nutrição Pediátrica, aborda a importância, o impacto e as peculiaridades de vários tipos de alimentação específicos para determinadas condições médicas ou metabólicas que podem surgir na infância. A especialista fala, ainda, dos desafios inerentes e da importância de um acompanhamento multidisciplinar destes casos.

  • Cuidados Paliativos Pediátricos

“Os Cuidados Paliativos Pediátricos não se destinam apenas a crianças com cancro”

Quase 90% das crianças com doença avançada, em Portugal, não têm acesso a uma equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP), segundo Cândida Cancelinha, médica coordenadora das Equipas de CPP do CHUC e vice-presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

  • epilepsia

Epilepsia na idade pediátrica. “O aspeto mais dramático é a imprevisibilidade das crises”

Cristina Pereira, neuropediatra e neurofisiologista do Hospital Pediátrico e Centro de Referência de Epilepsia Refratária da ULS de Coimbra, aborda as causas da epilepsia na idade pediátrica e os problemas de aprendizagem.

  • crianças

Síndrome de Ondine. “Sendo uma patologia rara, muitas vezes o desafio é suspeitar deste diagnóstico”

Núria Madureira, pediatra, alerta para a síndrome de Ondine, uma doença rara que, durante a noite, leva a que os doentes deixem de respirar ou façam-no muito lentamente, havendo risco de morte.

  • autismo

Autismo. “A família pode ficar refém nas mãos de profissionais que não tenham capacitação”

Nos dias 16 e 17 de março decorre o Congresso Europeu do Autismo 2024 (CEA 2024), na Fundação Champalimaud. Indihara Horta, fundadora do Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona e Presidente da Comissão Organizadora, realça a importância da formação para se lidar com “o universo do autismo”.

  • Hugo Rodrigues

Nutrição em crianças celíacas. “A alimentação é o tratamento da doença celíaca”

Apesar de variáveis, os sintomas da doença celíaca são, sobretudo, gastrointestinais. Em entrevista, Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho e criador do blog "Pediatria para todos", fala um pouco de possíveis sintomas desta doença nas crianças, bem como de deficiências nutricionais que possam surgir.

“A melhoria das UCI pode ser o ponto de viragem para que as crianças não passem o resto da vida com um transplante”

No passado dia 20 de janeiro a Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) celebrou 30 anos de atividade. Em entrevista, Isabel Gonçalves, coordenadora desta unidade, aborda as conquistas e os desafios na área da hepatologia pediátrica.

Doenças Neuromusculares. “No nosso país não existe uma tradição de investigação neste grupo de doenças e os apoios são escassos”

O diagnóstico de uma doença neuromuscular pode causar um impacto "devastador" na vida de um doente e na sua família. Em entrevista ao SaúdeOnline, Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), aborda a situação atual das pessoas portadoras desta doença, os avanços que têm sido desenvolvidos a nível de investigações, bem como o que tem sido feito de forma a consciencializar para esta patologia.

Go to Top