SaudeOnline.pt / Gastronline / gastro-entrevistas

“Por cada 10 doentes do sexo feminino, apenas um homem é afetado pela colangite biliar primária”

No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização para a Colangite Biliar Primária, que se assinala hoje, Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), fala desta patologia, que afeta, na sua maioria, mulheres e que, se não tratada e diagnosticada atempadamente, pode evoluir para cirrose.

“É indispensável desenvolver os centros que tratam os cidadãos com síndrome do intestino curto”

No âmbito do Mês de Sensibilização para a Síndrome do Intestino Curto, agosto, Jorge Fonseca, diretor do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Garcia de Orta e responsável pelo Centro de Nutrição Artificial, explica em que consiste esta síndrome, que envolve a falência do intestino, quais as suas causas, sintomas e formas de prevenção. O especialista faz referência à importância de se desenvolverem centros especializados no tratamento destes doentes e ao facto de que, atualmente, no nosso país, esta síndrome nem sempre é adequadamente valorizada e encaminhada.

“O grande desafio é manter o excelente nível da prática médica na doença hepática”

Em entrevista ao SaúdeOnline, Manuel Arsénio Santos fala sobre o facto de ter assumido recentemente a presidência da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), para o biénio 2023-2025. O internista e subespecialista em Doenças do Fígado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra confessa ter um desejo: “Que a crise que o SNS atravessa não venha a afetar a qualidade” da prática médica na doença hepática.

“Temos de promover a literacia em proctologia. É preciso desmistificar estas patologias”

Fernando Castro Poças, presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), fala sobre os objetivos da atual direção, o estado da arte da Coloproctologia em Portugal, entre outros assuntos. O especialista considera que a prestação de cuidados médicos nesta área é de “elevada qualidade”. No entanto, é ainda necessário que se faça “literacia em Coloproctologia”, para combater tabus, de forma a que os doentes procurem ajuda médica atempadamente.

Número de internamentos e mortes causados pelo álcool estão a aumentar desde 2017

Metade das mortes ocorrem em indivíduos com menos de 65 anos. Portugal é o país da União Europeia com o consumo de álcool mais elevado. Trata-se de um “problema muito sério para sociedade”, diz, em entrevista, José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.

Cancro do estômago. Portugal tem a maior incidência da Europa Ocidental e a explicação está na alimentação

O elevado consumo de sal, alimentos fumados e álcool, hábitos que persistem em Portugal, aumentam o risco de cancro do estômago, alerta a Drª. Carla Freitas, coordenadora da Unidade de Patologia Esofagogástrica do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS). Em entrevista, a especialista sublinha a importância do diagnóstico precoce da doença e realça as mais-valias da cirurgia laparoscópica.

Entrevista. Da antibioterapia ao diagnóstico, os “múltiplos desafios” da cirrose hepática

A gastrenterologista do Hospital Fernando da Fonseca, Joana Carvalho e Branco, sublinha, em entrevista, que "o diagnóstico precoce é crucial para um bom controlo da cirrose hepática". O combate ao estigma, o acesso ao rastreio e referenciação são alguns dos desafios apontados pela especialista no âmbito desta doença.

“Os meus pais sempre me ensinaram que, mesmo com limitações, é possível ser feliz”

Agosto é o Mês da Consciencialização e Sensibilização para a Atrofia Muscular Espinhal. Ana Isabel Gonçalves, vice-presidente da APN- Associação Portuguesa de Neuromusculares, convive com a patologia desde há 37 anos e, em entrevista, fala-nos dos desafios diários.

  • guilherme macedo - fígado, hepatites

Entrevista. “Rastreio universal [à Hepatite C] já devia estar no terreno”

O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São João realça a necessidade de rastrear a população para o vírus da Hepatite C e de ir ao encontro das populações vulneráveis, que não procuram os cuidados de saúde.

  • greve farmacêuticos

Entrega da medicação para a Hepatite C chega a demorar meses. “É injusto e uma barreira à eliminação”

Para Guilherme Macedo, parte da explicação para os atrasos está na plataforma utilizada pelos clínicos, “totalmente desajustada do que é necessário para tratar os doentes”.

Go to Top