“Existe crescente evidência de que alterações no microbioma podem estar associadas à endometriose”

A ginecologista Margarida Martinho realça a importância do microbioma na endometriose. Apesar de ser necessária mais investigação nesta área, isso não deverá impedir o ginecologista de incentivar as mulheres a adotarem hábitos de vida mais saudáveis.

  • HPV

“Mulheres e homens devem fazer a vacina contra o HPV”

Amália Pacheco, médica ginecologista e responsável pela Unidade de Colposcopia da ULS do Algarve – Unidade de Faro, alerta para a importância da vacina contra o HPV, um vírus que pode levar a cancro do colo do útero. Mas apela também à adesão ao rastreio nos cuidados primários.

Gripe e diabetes: a vacinação é a chave para a prevenção

“Gripe e Diabetes: a tempestade (im)perfeita” foi o tema do simpósio patrocinado pela Sanofi, e que contou com a participação de Filipe Froes, pneumologista do Hospital Pulido Valente/ Unidade Local de Saúde Santa Maria, e Joana Louro, internista do Hospital Caldas da Rainha/Unidade Local de Saúde Oeste, como palestrantes.

  • patologia clínica

“A Patologia Clínica é a Medicina Interna dos meios complementares de diagnóstico”

Helena Brízido é Presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica e, em entrevista ao SaúdeOnline, destaca a relevância de uma especialidade que pode, inclusive, evitar que o doente passe por exames mais invasivos.

Go to Top