Utilização dos peptídeos natriuréticos no diagnóstico da insuficiência cardíaca

O diagnóstico precoce de doença cardíaca em doentes com diabetes deve ser feito através da “avaliação dos peptídeos natriuréticos”, afirma João Sérgio Neves, médico endocrinologista na ULS São João e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à margem das 13as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul.

Gripe e diabetes: a vacinação é a chave para a prevenção

“Gripe e Diabetes: a tempestade (im)perfeita” foi o tema do simpósio patrocinado pela Sanofi, e que contou com a participação de Filipe Froes, pneumologista do Hospital Pulido Valente/ Unidade Local de Saúde Santa Maria, e Joana Louro, internista do Hospital Caldas da Rainha/Unidade Local de Saúde Oeste, como palestrantes.

“Estima-se que 10 a 14% dos adultos possam ter diabetes e mais de 60% excesso de peso ou obesidade”

De acordo com João Jácome de Castro, presidente das 13.as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul, a diabetes e a obesidade são das doenças endócrinas mais frequentes. Os números são importantes e é preciso que os médicos definam objetivos para cada doente e se dediquem a tratar estas patologias. Ainda assim, o endocrinologista é otimista quanto ao futuro, uma vez que as terapêuticas são cada vez “mais eficazes e seguras”.

Go to Top