SaudeOnline.pt / Cardionline

Doenças do aparelho circulatório matam menos, mas ainda são principal causa de morte

A covid-19 foi a segunda principal causa de morte em 2021, com 12.986 óbitos, representando 10,4% do total de óbitos. "Este resultado tem em conta o número de óbitos em que a causa básica de morte, ou seja, a doença que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram à morte, foi a doença covid-19", esclarece o INE.

Projeto visa criar sensores para aferir condição física de atletas e doentes

O projeto tem como principal objetivo a criação de "sensores 'wearable'" que sejam "capazes de responder às necessidades de atletas e pessoas com determinadas doenças", adianta Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

“O excesso de colesterol das LDL tem uma relação causal com as DCV”

Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, alerta para excesso de colesterol e para as ideias não científicas que levam à descontinuação do tratamento com Estatinas, inclusive em doentes de muito elevado risco cardiovascular.

  • oncologia

Hospital de Aveiro vai poder fazer cerca de mil cateterismos programados por ano

De acordo com a presidente do Conselho de Administração, a nova Unidade de Cardiologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Hospital de Aveiro vai fazer, numa primeira fase, “cateterismos programados”, que até agora, obrigavam à deslocação dos doentes para Coimbra, ou para o Porto.

Cientistas distinguidas por trabalhos sobre dispositivos cardíacos, diabetes, glaucoma e solos

As bolsas, atribuídas anualmente a quatro cientistas de entre 31 e 35 anos, visam "promover a participação das mulheres na ciência, incentivando as mais jovens e promissoras cientistas, em início de carreira, a realizarem estudos avançados na área das ciências, engenharias e tecnologias para a saúde ou para o ambiente".

Insuficiência cardíaca: “o maior desafio é travar o aumento da expressão da doença”

De acordo com a cardiologista Ana Teresa Timóteo, o maior desafio que a insuficiência cardíaca nos apresenta passa por tentar evitar a progressão da doença, que vai ter implicações económicas importantes para o Serviço Nacional de Saúde.

Fármaco dado na primeira hora reduz risco de morte de doentes com insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma das principais causas de internamento não planeado em pacientes com mais de 65 anos, estando associada a "desfechos adversos" nesta população, refere, em comunicado, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Hospital de Trás-os-Montes usa nova técnica para tratar aneurisma da aorta abdominal

“Esta diferenciação técnica permite alargar a oferta terapêutica aos nossos doentes e, também, aumentar a atratividade deste centro hospitalar na fixação de profissionais de saúde nesta região”, afirmou Luís Machado, responsável pela Unidade de Angiologia e Cirurgia Vascular do CHTMAD.

Go to Top