SaudeOnline.pt / Cardionline

Utilização dos peptídeos natriuréticos no diagnóstico da insuficiência cardíaca

O diagnóstico precoce de doença cardíaca em doentes com diabetes deve ser feito através da “avaliação dos peptídeos natriuréticos”, afirma João Sérgio Neves, médico endocrinologista na ULS São João e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à margem das 13as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul.

  • insuficiência cardíaca na DM2

Peritos recomendam sistemas de CGM para gestão da glicemia e NT-proBNP no despiste de insuficiência cardíaca na DM2

A monitorização da glicemia e o despiste de insuficiência cardíaca em pessoas assintomáticas através da medição NT-proBNP são as duas recomendações mais atuais da American Diabetes Association (ADA) para pessoas com diabetes tipo 2. O tema foi abordado na conferência “Diabetes e Insuficiência Cardíaca”, patrocinada pela Roche, no âmbito do 20.º Congresso Português de Diabetes, que decorreu entre 7 e 9 de março.

Cientistas criam ‘mapa’ do coração humano em desenvolvimento

O coração, primeiro órgão que se desenvolve nos mamíferos, é formado por estruturas altamente organizadas que precisam ser coordenadas para funcionar corretamente e uma equipa científica conseguiu criar um mapa espacial do coração humano em desenvolvimento, com resolução unicelular.

  • diabetes

Agência Europeia analisa pedido para usar medicamento para diabetes em doenças cardiovasculares

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) está a analisar um pedido de extensão do uso de um medicamento para a diabetes e obesidade em problemas cardiovasculares e que foi já autorizado nos Estados Unidos.

Go to Top