SaudeOnline.pt / Congressos do mês - entrevistas

Hipertensão. “Em equipa é possível mudar o panorama do risco cardiovascular”

Rosa de Pinho é a Presidente do 18.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que decorre entre amanhã e domingo, no Algarve. Em entrevista, fala sobre as novas guidelines europeias da ESH 2023 e sobre o papel de diferentes profissionais de saúde no controlo do risco cardiovascular.

“A nossa missão foca-se na educação e promoção da literacia em saúde”

“A Mulher e a Saúde Integrativa” é o mote da 3.ª edição Congresso do Cancro da Mama do Algarve, que se vai realizar a 16 de fevereiro em Lagos. Tânia Camilo e Jacqueline Tavares, fisioterapeutas e membros da comissão organizadora, falam sobre o tema e sobre este evento solidário que, com foco numa melhoria da literacia em saúde, permite aos seus participantes aprender “a tratar o cancro da mama por ‘tu’”.

“A adesão por parte da MGF e, também, da Medicina Interna tem sido muito boa”

“Cardio Santarém 2023” é a nova designação das jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém, dirigido por Vítor Martins, que se vão realizar a 23 de setembro. Expectante em relação ao evento deste ano, que, além das habituais Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, vai reunir também a Cirurgia Vascular, o cardiologista fala da importância de a Cardiologia se juntar a estas três especialidades e refere que a adesão tem sido sempre muito boa.

  • cancro da mama

Cancro da mama. “O diagnóstico precoce é um desafio muito importante”

“Cancro da mama hereditário – inscrito nos genes, modulado pela ciência” é o mote das XX Jornadas de Senologia, que se vão realizar de 12 a 14 de outubro, no Centro de Congressos, na Herdade dos Salgados, em Albufeira. José Carlos Marques, presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia, refere que vão ser focadas múltiplas áreas relacionadas com esta temática que apresenta muitos desafios aos profissionais, desde a identificação dos portadores de mutação, medidas preventivas, diagnóstico precoce e impacto terapêutico.

Otorrino. “O nosso principal objetivo é a melhoria dos cuidados de saúde prestados ao doente”

O Hospital CUF Tejo está a organizar um ciclo de reuniões, destinado a internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e Pediatria. Cristina Caroça, otorrinolaringologista e membro da Comissão Organizadora e Científica da iniciativa, refere que um dos objetivos é a melhoria dos cuidados prestados ao doente, “diminuindo o risco de complicações”. O ciclo de reuniões “ABC do Otorrino na Criança e no Adulto” vai realizar-se entre setembro de 2023 e maio de 2024.

“O Best of ASCO é uma oportunidade única para discutir os resultados dos estudos mais pertinentes”

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) vai realizar a 6 e 7 de julho, em Coimbra, o Best of ASCO 2023, um evento inédito, em parceria com a American Society of Clinical Oncology (ASCO). Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), fala da iniciativa, que acredita ter despertado o interesse de toda a comunidade científica portuguesa e que será um excelente momento de partilha para todos.

Reunião APIC. “Estamos a construir um programa que proporcione uma experiência formativa gratificante”

A 14.ª Reunião Anual da APIC vai realizar-se de 9 a 11 de novembro de 2023, em Peniche. O presidente da iniciativa, Pedro Jerónimo de Sousa, fala da “enorme responsabilidade” de organizar a “reunião mais importante a nível nacional na área da intervenção cardiovascular”, referindo que a Comissão Organizadora está focada na construção de um programa científico de valor para os profissionais, em prol da melhoria dos cuidados ao doente.

Gestão em Saúde. “O grande desafio é continuar a garantir a acessibilidade às pessoas”

O 1º Congresso Internacional de Gestão em Saúde realiza-se entre 19 e 20 de maio no auditório Francisco de Assis, no Porto. Nuno Araújo, presidente da comissão organizadora, fala sobre o evento, que assinala as 20 edições do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

MGF Além Fronteiras. “Sempre foi nosso objetivo criar e ter umas Jornadas com temas além do habitual”

A 3.ª Edição das Jornadas MGF Além Fronteiras vão realizar-se nos dias 27 e 28 de abril, em formato híbrido, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia). Mafalda Borda d’Água é Presidente da comissão organizadora da Associação MGF Além Fronteiras, aborda, em entrevista, alguns dos temas que serão discutidos, como dependência de ecrãs e violência doméstica.

Envelhecimento Saudável. “Procuramos transmitir conhecimento que dissocie ‘Aging’ e ‘Doença’”

O Chairman do 4TH International Healthy Aging Summit 2023, João Pedro Matos faz uma antecipação do que será esta 4.ª edição, que se vai realizar nos dias 24 e 25 de março, em Lisboa. Para o, também, farmacêutico e fundador da Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, o envelhecimento é um dos grandes desafios da sociedade. Contudo, é importante que se dissocie as variáveis “Aging” e “Doença”, uma vez que “o risco de doença associada ao envelhecimento, pode ser controlável, passível de antecipação e, muitos casos, reversível”.

Go to Top