SaudeOnline.pt / HIPERTENSÃO E RCV- ONLINE - investigação

Obesidade está ligada à neurodegeneração devido à resistência à insulina

Um estudo realizado por uma equipa do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, nos Estados Unidos, mostra que uma dieta rica em açúcar – uma "marca registada" da obesidade – causa resistência à insulina no cérebro, o que por sua vez reduz a capacidade de eliminar detritos neuronais, aumentando assim o risco de neurodegeneração.

Estudo sugere que consumo de sarcocórnia pode diminuir riscos cardiovasculares

Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) indica que o consumo de sarcocórnia (planta da costa portuguesa semelhante à salicórnia) pode diminuir riscos cardiovasculares.

Estudos revelam que as amêndoas ajudam a controlar o peso e são amigas do coração

Estudos sugerem que as amêndoas, quando consumidas como parte de uma dieta saudável, não causam aumento de peso, podem ser incluídas em dietas de baixas calorias para perda de peso e podem melhorar a qualidade geral da dieta, bem como reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Dieta saudável pode incluir carne vermelha e laticínios gordos, indica estudo

Para Dariush Mozaffarin, da Friedman School of Nutrition Science and Policy, da Universidade Tufts, em Boston (Estados Unidos), os resultados deste estudo “exigem uma reavaliação das diretrizes implacáveis para evitar laticínios integrais”.

Cinco projetos de investigação em saúde recebem financiamento de 200 mil euros

Os cinco projetos de investigação são de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (FCG-IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA).

Quase três quartos dos adultos lusos faz atividade física segundo critérios OMS

De acordo com um estudo, os números da população portuguesa em 2018 aproximam-se de um panorama em que adultos cumprem atividade física e desportiva segundo os critérios da OMS.

Consumo diário de café dobra risco cardiovascular para doentes com hipertensão grave

De acordo com investigadores do Japão, o consumo diário de dois ou mais cafés está associado ao dobro do risco de morte por doenças cardiovasculares em doentes com hipertensão arterial sistémica grave

Caminhar cerca de 6 km uma ou duas vezes por semana reduz o risco de morte

Os autores de um estudo recentemente publicado descobriram que aqueles que caminhavam 8 mil passos ou mais, uma ou duas vezes por semana, tinham 14,9% menor risco de morte, num período de 10 anos do que aqueles que não o faziam.

Go to Top