• obesos

Estudo estima que em 2022 havia mais de mil milhões de obesos no mundo

Estima-se que em 2022 havia mais de mil milhões de obesos no mundo, tendo a percentagem mais do que duplicado entre adultos e mais do que quadruplicado entre crianças e jovens desde 1990.

Doenças metabólicas associadas a obesidade são antecedidas por modificações “silenciosas”

Alterações no tecido adiposo poderão ser alvos terapêuticos para prevenir doenças metabólicas, que afetam 28,7% dos portugueses com excesso de peso.

  • investigação

Bolsa CUF D. Manuel Mello atribui 100 mil euros a investigação sobre doença coronária

A bolsa CUF D. Manuel Mello, no valor de 100 mil euros, vai permitir desenvolver um projeto que, através de um algoritmo de inteligência artificial, despista “em segundos a presença de doença coronária, de uma forma segura e com mais benefícios para os doentes e para o sistema de saúde”.

Obesidade está ligada à neurodegeneração devido à resistência à insulina

Um estudo realizado por uma equipa do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, nos Estados Unidos, mostra que uma dieta rica em açúcar – uma "marca registada" da obesidade – causa resistência à insulina no cérebro, o que por sua vez reduz a capacidade de eliminar detritos neuronais, aumentando assim o risco de neurodegeneração.

Estudo sugere que consumo de sarcocórnia pode diminuir riscos cardiovasculares

Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) indica que o consumo de sarcocórnia (planta da costa portuguesa semelhante à salicórnia) pode diminuir riscos cardiovasculares.

Estudos revelam que as amêndoas ajudam a controlar o peso e são amigas do coração

Estudos sugerem que as amêndoas, quando consumidas como parte de uma dieta saudável, não causam aumento de peso, podem ser incluídas em dietas de baixas calorias para perda de peso e podem melhorar a qualidade geral da dieta, bem como reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Dieta saudável pode incluir carne vermelha e laticínios gordos, indica estudo

Para Dariush Mozaffarin, da Friedman School of Nutrition Science and Policy, da Universidade Tufts, em Boston (Estados Unidos), os resultados deste estudo “exigem uma reavaliação das diretrizes implacáveis para evitar laticínios integrais”.

Cinco projetos de investigação em saúde recebem financiamento de 200 mil euros

Os cinco projetos de investigação são de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (FCG-IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA).

Quase três quartos dos adultos lusos faz atividade física segundo critérios OMS

De acordo com um estudo, os números da população portuguesa em 2018 aproximam-se de um panorama em que adultos cumprem atividade física e desportiva segundo os critérios da OMS.

Go to Top