SaudeOnline.pt / Infectonline / infecto-investigação

Cientistas propõem guião para a prevenção de pandemias com base na biodiversidade

Cientistas propuseram um guião para a prevenção de pandemias, com base na conservação de áreas naturais e na promoção da biodiversidade, que proporcione a distância para limitar o contacto e a transferência de agentes patogénicos para os humanos.

Estudo sugere que as pessoas transmitem mais vírus aos animais do que o contrário

Um estudo divulgado sugere, com base numa extensa análise da informação genética de vírus, que as pessoas transmitem mais vírus aos animais domésticos e selvagens do que o contrário.

Cientistas extraem de muco da pele de peixe composto com potencial antibacteriano

Cientistas extraíram do muco da pele de peixe-gato-africano criado em viveiro um composto que revelou ter propriedades antibacterianas promissoras em células de mamíferos, divulgou a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular.

  • tuberculose

Nova classificação da tuberculose visa apoiar esforços para eliminar a doença

Uma equipa internacional de investigadores apresentou uma nova forma de classificar a tuberculose, que visa dar mais atenção aos estágios iniciais da doença, indica um comunicado da britânica University College London (UCL).

  • Alterações climáticas

Alterações climáticas estimulam propagação de doenças infecciosas, indica estudo

Uma equipa de especialistas alertou para o aparecimento de agentes patogénicos nocivos, apelando a uma maior sensibilização e preparação da medicina para lidar com o impacto das alterações climáticas na propagação de doenças.

  • vacinas

Investigadores do Porto lideram projeto para evitar desperdício de vacinas

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) lideram um projeto europeu financiado em 3,6 milhões de euros que pretende, através de uma nova tecnologia de refrigeração, evitar o desperdício de vacinas, mantendo-as à temperatura recomendada.

  • tuberculose

Estudo da OMS mostra benefícios do rastreio e tratamento preventivo da tuberculose

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com Brasil, África do Sul, Quénia e Geórgia mostra os benefícios na saúde mas também na economia dos investimentos feitos em rastreios e tratamentos preventivos da tuberculose.

Teste rápido à malária vence primeiro prémio de programa da Universidade Nova

Um teste rápido para diagnosticar a malária, doença que matou 600 mil pessoas em 2022, foi o projeto vencedor do programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, anunciou a instituição.

  • gripe

Sociedades médicas publicam documento que reforça a importância da vacinação contra a gripe

Seis sociedades médicas juntaram-se com o intuito de publicar um documento onde constam recomendações que reforçam a importância da vacinação contra a gripe, com especial destaque para as populações mais vulneráveis, desde logo os idosos e os doentes crónicos. A publicação inclui ainda a desmistificação de conceitos erróneos no que diz respeito à segurança e eficácia da vacina. 

Go to Top