• resistência antimicrobiana

Cerca de 750 mil mortes ligadas à resistência antimicrobiana podiam ser evitadas anualmente

A disponibilização de vacinas, a existência de água potável e saneamento básico e o desenvolvimento de métodos para prevenir infeções poderiam evitar anualmente 750 mil mortes ligadas à resistência antimicrobiana (RAM), indica um estudo da revista Lancet.

Novos avanços rumo a vacina eficaz contra o VIH graças a estratégia sequencial

Os cientistas fizeram vários avanços no desenho de uma classe de vacinas contra o VIH que pode oferecer ampla proteção contra o vírus, de acordo com quatro novas investigações com diferentes métodos para obter anticorpos neutralizantes de amplo espetro.

Picada de insetos é responsável por 20% das mortes por anafilaxia

A reação alérgica à picada de insetos como abelhas e vespas é responsável por cerca de 20% das mortes por anafilaxia, revelou a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). Esta foi a terceira causa mais frequente de reação alérgica, depois dos alimentos e medicamentos.

  • hepatite C

Portugal a “marcar passo” nas metas da OMS para a redução da hepatite C, indica associação

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) diz que Portugal está a “marcar passo” nas metas internacionais para a redução da hepatite C, defendendo maior acompanhamento dos imigrantes provenientes de regiões com elevadas taxas de infeção.

  • Beyfortus

Resultados de Beyfortus mostram redução de 82% nas hospitalizações por VSR em recém-nascidos e lactente

Beyfortus reduziu as hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em 82% (IC 95%: 65,6 a 90,2) em recém-nascidos e lactentes com menos de 6 meses de idade, em comparação com recém-nascidos e lactentes que não receberam nenhuma intervenção contra o VSR, de acordo com os resultados interinos de um estudo em curso publicado no The Lancet.

Go to Top