SaudeOnline.pt / Pneumo-online

S. aureus: Estudo da Universidade de Coimbra ajudará a melhorar a escolha da antibioterapia

O estudo, publicado na revista Nature Communications, mostrou que a bactéria S. aureus “tem um estilo de vida intracelular predominante, o que pode justificar a mudança dos critérios clínicos para escolha de antibióticos contra esta bactéria”.

Reabilitação respiratória. “Estamos muito aquém das necessidades”

O número de doentes em reabilitação respiratória e em lista de espera "é francamente inferior ao expectável", sublinha a diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS. Em entrevista, Cristina Bárbara defende o envolvimento dos municípios e dos centros de saúde nesta área.

Falta de espirometrias compromete o diagnóstico precoce da DPOC

As espirometrias são “fundamentais para o diagnóstico precoce da DPOC”, prevenindo a perda de função respiratória dos doentes. No entanto, este exame não está acessível à maior parte dos ex e atuais fumadores por falta de capacidade do SNS, sublinha o pneumologista José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

  • DPOC

Tabaco pode explicar envelhecimento prematuro do coração, conclui estudo

A lesão celular induzida pelo cigarro e a resposta imune inflamatória são os dois prováveis mecanismos que explicam o envelhecimento prematuro, diz um estudo da FMUP.

Santarém. Telemonitorização dos doentes com DPOC “permite identificar as agudizações e intervir de forma atempada”

A principal mais-valia do processo de telemonitorização reside "na possibilidade de realizar um acompanhamento clínico diário de cada um dos doentes selecionados", sublinha Gustavo Reis, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santarém.

Go to Top