“68% dos doentes com asma não têm a doença controlada”

No Dia Mundial da Asma, que este ano se assinala a 6 de maio com o lema “Tornar os tratamentos inalatórios acessíveis para todos!”, a prioridade é clara: garantir que todos os doentes tenham acesso aos medicamentos essenciais para controlar a doença. Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas sofram de asma, mas uma grande parte continua sem diagnóstico ou sem o tratamento adequado. Elisa Pedro, assistente graduada sénior de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, sublinha a urgência de reforçar o diagnóstico precoce, combater mitos sobre a medicação inalatória e investir na literacia em saúde respiratória — sem esquecer os avanços científicos que já estão a transformar a vida dos doentes.

“Muitos doentes são referenciados tarde ou não chegam a ser encaminhados para programas de reabilitação respiratória”

As doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de morbimortalidade em Portugal. Apesar disso, a reabilitação respiratória ainda não está acessível a todos os doentes, como alerta Rafaela Campanha, pneumologista e coordenadora do Departamento de Reabilitação Respiratória do Hospital Vila Franca de Xira e da Clínica Myalgia (Lisboa e Almada), no Dia Nacional da Reabilitação Respiratória.

DPOC. Médicos e doentes querem atualização do Plano Nacional de Doenças Respiratórias para combater subdiagnóstico e subtratamento

Para alertar para o subdiagnóstico e subtratamento da DPOC, a Associação RESPIRA, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia subscrevem um White Paper, que apela a mudanças urgentes.

Go to Top