• obesidade

A história de dois fa(r)dos: obesidade e tabagismo

Cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo; coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde; professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

  • BIAL

“O Prémio BIAL de Medicina Clínica é um dos mais antigos e mais prestigiados galardões na Saúde”

Decorrem até 31 de agosto as candidaturas para o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024. Melo Cristino, microbiologista e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é o presidente do Júri da 21.ª edição deste galardão. Em entrevista, destaca a sua relevância no panorama nacional.

“Portugal foi um dos primeiros países do mundo a reconhecer a obesidade como doença”

As 15.as Jornadas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte têm como objetivo a atualização científica e clínica nas áreas da diabetes e da obesidade. Em entrevista, o endocrinologista e presidente deste evento, Davide Carvalho, fala sobre a evolução dos tratamentos ao longo dos anos, dos desafios persistentes no reconhecimento e tratamento da obesidade em Portugal enquanto doença crónica e grave e das expectativas para as jornadas deste ano.

  • obesidade

Obesidade e Preconceito: Dois Desafios de Saúde Pública

Cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo - Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde/ Professor da FMUP e Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

  • jejum intermitente

Jejum intermitente mais eficaz para controlar saúde intestinal e peso, indica estudo

O jejum intermitente é mais eficaz a melhorar a saúde intestinal e o controlo do peso do que a simples restrição calórica, segundo um estudo realizado em vários centros de investigação norte-americanos.

Diabetes e as diferentes fases da vida da mulher: “Uma relação bidirecional”

“Diabetes e a Mulher” é o mote da 10.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus(NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Mónica Reis, coordenadora do núcleo, refere que se trata de um tema ainda pouco abordado. A necessidade formativa é grande, até porque a mulher tem diferentes especificidades ao longo das diferentes fases da vida, que, não sendo bem geridas, podem ter impacto na sua diabetes e vice-versa.

Go to Top