Quase 40% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra doentes obesos

Um inquérito realizado em oito países de todo o mundo indica que 38% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra os doentes obesos e que dois terços não veem a obesidade como uma doença crónica.

  • bactérias

Estudo indica que bactérias intestinais que mais influenciam a obesidade diferem em homens e mulheres

A microbiota intestinal é formada por uma comunidade de microrganismos, desde bactérias e vírus até fungos, sendo que um desequilíbrio nos diferentes grupos bacterianos influencia o aparecimento e desenvolvimento da obesidade, com diferenças consideráveis entre homens e mulheres.

“Temos cada vez mais evidências de que os desajustes da flora intestinal se relacionam com várias doenças”

De acordo com Conceição Calhau, os casos em que existe sintomatologia que remete para desequilíbrios na flora intestinal devem ser tratados, de modo a apoiar o tratamento de qualquer outra doença que possa coexistir. Em entrevista, a professora catedrática da NOVA Medical School e nutricionista especialista em Nutrição Clínica, explica a relação da alimentação com a saúde do intestino e refere em que casos deve ser feita suplementação de pre e/ou probióticos.

  • diabetes

APDP alerta para maior presença de doenças orais em pessoas com diabetes não controlada

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, a Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal (APDP) alerta para a necessidade de que todas as pessoas com diabetes devem reforçar os cuidados de saúde oral e controlar a doença. De acordo com a associação existe uma relação comprovada entre as doenças da boca e a diabetes não controlada.

  • diabetes

Diabetes. Comunicação verbal e não verbal começa na sala de espera

“A Falar é que nos (des)entendemos” foi o tema central de um curso sobre comunicação na consulta médica ou de enfermagem de Diabetologia, que decorreu no dia 7 de março, no primeiro dia do 20.º Congresso Português de Diabetes.

  • diabetes

Agência Europeia analisa pedido para usar medicamento para diabetes em doenças cardiovasculares

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) está a analisar um pedido de extensão do uso de um medicamento para a diabetes e obesidade em problemas cardiovasculares e que foi já autorizado nos Estados Unidos.

Go to Top