Novos secretários de Estado. Secretaria da Promoção dá lugar a Gestão da Saúde

Cristina Vaz Tomé e Ana Margarida Pinheiro Povo são as secretárias de Estado da Gestão da Saúde e da Saúde, respetivamente. Deixa de existir a Secretaria de Estado da Promoção da Saúde.

Vai ser já amanhã, às 18h, no Palácio Nacional da Ajuda que os novos secretários de Estado vão tomar posse. No caso da Saúde, as novidades não se ficam apenas por novos rostos. A anterior Secretaria de Estado da Promoção da Saúde será substituída pela Secretaria de Estado da Gestão da Saúde.

A responsabilidade ficará a cargo de Cristina Vaz Tomé, licenciada em Engenharia de Gestão Industrial e com um MBA em Gestão Internacional. Atualmente, é consultora para media na empresa Euronews e professora convidada na Católica Lisbon School of Economics.

É ainda membro do Conselho Estratégico Nacional do PSD e esteve à frente do Instituto de Investigação Científica Tropical como vice-presidente. Entre outros, exerceu cargos como administradora em empresas de comunicação social, como a RTP e a Impresa.

À frente da Secretaria de Estado da Saúde ficará Ana Margarida Pinheiro Povo, membro do conselho disciplinar da secção regional do Norte da Ordem dos Médicos e médica assistente hospitalar graduada de Cirurgia Geral no ULS de Santo António, no Porto.

É também docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, onde se formou em Medicina, e é diretora do Centro Académico Clínico ICBAS-CHUdSA, um consórcio entre o Hospital de Santo António e aquele instituto.

Doutorada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, fez uma pós-graduação em Gestão de Organização e Sistemas de Saúde na Universidade Fernando Pessoa, onde também é professora. A médica foi também membro do Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde (SiNATS) do Infarmed.

O Ministério da Saúde fica assim a cargo de três mulheres que irão decidir, entre muitos outros assuntos, o que fazer com as unidades locais de saúde (ULS) – a ministra Ana Paula Martins está contra a implementação do modelo nos hospitais universitários – e com a Direção Executiva do SNS.

MJG

Notícia relacionada

Farmacêutica Ana Paula Martins é a nova ministra da Saúde

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais