Diabetes em números: uma perspetiva atual
Diretora do Programa Nacional para a Diabetes

Diabetes em números: uma perspetiva atual

A Diabetes apresenta grande impacto na sociedade e nos sistemas de saúde em geral. Em Portugal estima-se que 13-14% da população entre os 20 e os 79 anos tem diabetes (1,0-1,1 milhões de pessoas). Em 2023, 8,6% dos utentes inscritos nos CSP apresentava registo de diabetes (912000 pessoas), dos quais 76000 novos casos.

O controlo glicémico, da pressão arterial e do perfil lipídico apresentam evolução favorável embora longe dos objetivos a atingir, com apenas 64% das pessoas com diabetes com registo de HbA1c ≤8%. 62% das pessoas com registo de diabetes tipo 1 até aos 18 anos e 30% até aos 39 anos, encontrava-se em tratamento com Perfusão Subcutânea Continua de Insulina (2022).

A taxa de internamento por diabetes é das mais reduzidas da UE, sugerindo boa qualidade dos cuidados de ambulatório, contudo a diabetes está presente em 20% dos internamentos (2021), os quais apresentam duração e letalidade superior aos das pessoas sem diabetes. Mantém-se uma elevada taxa de amputações.

A cobertura do rastreio da retinopatia diabética tem vindo a aumentar, mas ainda com apenas 45% da população elegível convidada em 2022.

O consumo de insulinas e antidiabéticos não insulínicos duplicou entre 2010 e 2022 e os custos triplicaram no mesmo período.

Em 2021, a Diabetes foi responsável a 2,8% das mortes em Portugal. Cerca de 10,5% das quais ocorreram abaixo dos 70 anos, verificando-se uma redução na taxa de mortalidade total e prematura.

A promoção de boas práticas é fundamental no controlo da doença e suas complicações. Os determinantes sociais da saúde têm grande relevância no desenvolvimento e progressão da doença, pelo que o controlo eficiente desta pandemia terá de envolver todos os setores da sociedade.

 

Notícia relacionada 

“Estima-se que 10 a 14% dos adultos possam ter diabetes e mais de 60% excesso de peso ou obesidade”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais