SaudeOnline.pt / Med-Interna / med-interna-entrevistas

VIH. “Os PRO garantem que as necessidades são conhecidas e que a prestação de cuidados é assegurada”

Em entrevista, a enfermeira Catarina Esteves Santos, da Unidade de VIH do Hospital de Cascais, realça as mais-valias dos Patient Reported Outcomes (PRO) para melhorar os cuidados e qualidade de vida das pessoas com VIH.

João Morais. “Não é por ser idoso que não se faz terapêutica anticoagulante”

A terapêutica de anticoagulação no doente geriátrico nem sempre foi possível. Atualmente, é uma opção importante para prevenir acidentes cardiovasculares, segundo João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria.

Doente geriátrico. “Os cuidados de saúde primários são fundamentais na preservação da autonomia”

Mariana Alves, médica internista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, alerta, em entrevista, para o acompanhamento do doente geriátrico. Face à complexidade destes doentes, com multipatologia, considera que os cuidados de saúde primários têm um papel "fundamental" no controlo das várias comorbilidades que aumentam risco de doença cardíaca. Alerta ainda para a "cascata iatrogénica" por causa da polimedicação.

“A proximidade entre todos os que trabalham na área da diabetes constitui uma mais-valia para profissionais e utentes”

Ana Paula Pona e Magda Sofia Silva são médicas internistas Centro Hospitalar Barreiro Montijo CHBM e autoras do livro “Diabetes de Bolso” (LIDEL). Ao SaúdeOnline, falam da obra que se destina a todos os profissionais de saúde.

Entrevista. “Após 5 longos anos de internato, a vontade dos internistas é de permanecer no SNS”

Miguel Romano é coordenador do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Em entrevista ressalva que as dificuldades dos internos não os impedem de acreditar no Serviço Nacional de Saúde.

Pandemia e saída de profissionais “desgastaram os serviços de Pneumologia”

Em entrevista, o diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra alerta para um excesso de referenciação de doentes dos centros de saúde para as consultas de pneumologia em algumas áreas, numa altura em que os serviços hospitalares ainda recuperam dos efeitos da pandemia e enfrentam o burnout dos profissionais. Carlos Robalo Cordeiro defende uma gestão do doente respiratório à distância e em proximidade digital, com mais indicadores de desempenho na MGF para a área respiratória.

“Na IC, a única terapêutica eficaz na deficiência de ferro é a carboximaltose férrica endovenosa”

Existem 400 mil doentes com insuficiência cardíaca (IC) em Portugal. Esta patologia crónica, que pode ser muito incapacitante é a primeira causa dos internamentos acima dos 65 anos, pode agravar-se ainda mais se houver deficiência de ferro. O alerta é de José Silva Cardoso, cardiologista e docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

30 anos do NEDM, “um núcleo que sempre lutou pela melhoria do tratamento das pessoas com diabetes”

Isabel Lavadinho é a presidente da 16.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que decorre nos dias 28 e 29 de outubro, em Évora. A médica internista da Unidade de Local de Saúde do Norte Alentejano fala-nos do que se pode esperar do evento do NEDM e dos avanços na Diabetologia.

Go to Top