SaudeOnline.pt / Med-Interna / med-interna-entrevistas
  • microbiota

“O acesso a Consultas de Nutrição no SNS é manifestamente insuficiente”

Em entrevista, a coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School considera que o acesso no SNS ainda é limitado, "não só por a procura ser maior que a oferta, como também pelo facto de a procura ser ainda inferior à real necessidade".

Entrevista. Monkeypox deve “manter-se na comunidade com o mesmo padrão”

A dermatologista Cândida Fernandes, do Hospital dos Capuchos, e que viu os primeiros casos detetados de infeção por Monkeypox em Portugal, ressalva que "é difícil prever a evolução dos vírus". Veja a entrevista, feita no âmbito da Reunião Anual da Primavera da SPDV.

  • guilherme macedo - fígado, hepatites

Entrevista. “Rastreio universal [à Hepatite C] já devia estar no terreno”

O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São João realça a necessidade de rastrear a população para o vírus da Hepatite C e de ir ao encontro das populações vulneráveis, que não procuram os cuidados de saúde.

Entrega da medicação para a Hepatite C chega a demorar meses. “É injusto e uma barreira à eliminação”

Para Guilherme Macedo, parte da explicação para os atrasos está na plataforma utilizada pelos clínicos, “totalmente desajustada do que é necessário para tratar os doentes”.

  • hepatite

Entrevista. “É cada vez mais difícil encontrar doentes com Hepatite C”

O diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais reconhece, em entrevista, que é necessário procurar os casos ainda não diagnosticados “mais ativamente”. Rui Tato Marinho diz, no entanto que, para isso, é preciso também “mais dinheiro, nomeadamente para a execução de testes”.

Sequelas endócrinas da Covid-19. “A literatura mostra um aumento da incidência de DT1”

"Se estas tendências se mantiverem, isto pode traduzir-se num aumento de prevalência de diabetes ainda mais preocupante, para qual os serviços de saúde devem estar preparados", alerta, em entrevista, a endocrinologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

  • insuficiência cardíaca

Insuficiência cardíaca. “É nos internamentos que está o grande impacto na qualidade de vida dos doentes”

Em entrevista, a professora da FMUP Joana Pimenta identifica os principais desafios na abordagem aos doentes internados com IC descompensada, que representam uma parte significativa dos internamentos, diz a também internista no Centro Hospitalar Gaia/Espinho.

“A especialidade de Urgência permitiria melhorar a qualidade do trabalho médico”

Em entrevista exclusiva, a presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência (SPMUE) defende que a especialidade melhoraria todo o circuito de cuidados ao doente agudo, diminuindo os tempos de esperas nas urgências, com médicos diferenciados e com uma carreira própria.

Go to Top