• HTA

HTA resistente. “A desnervação renal é um tratamento seguro e eficaz”

Manuel Almeida, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) fala sobre as guidelines apresentadas, recentemente, no ESC Congress 2024. O responsável destaca, em particular, as orientações sobre hipertensão resistente e desnervação renal.

  • Geriatria

“Consultores em Geriatria nos cuidados primários e unidades geriátricas nos hospitais são medidas fundamentais”

José Gomes Ermida é o homenageado da terceira edição do Congresso Multidisciplinar da Dor. Em causa está o seu trabalho no desenvolvimento da Geriatria em Portugal, quer no Serviço de Medicina dos então Hospitais Universitários de Coimbra quer como formador e voz defensora da criação da especialidade de Geriatria.

  • canábis medicinal

“Portugal está na linha da frente do cultivo de canábis medicinal na Europa”

A evolução na área da canábis medicinal tem sido “notória”, na opinião de Catarina Paiva, farmacêutica especialista em Farmácia Comunitária. A também estudante do Doutoramento na Faculdade de Farmácia - Universidade de Coimbra e membro do Conselho Consultivo Científico do OPCM, tece algumas considerações sobre a evolução desta atividade, em Portugal.

  • hepatite

Dia Mundial de Combate à Hepatite. “Os migrantes devem ser integrados em programas de rastreio”

No âmbito do Dia Mundial de Combate à Hepatite, que se celebrou no domingo, Paulo Carrola, coordenador do Núcleo de Estudo das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, faz uma reflexão sobre a forma como se tem processado o controlo das hepatites em Portugal. Em entrevista, refere temas como o impacto da imigração relativamente a estas doenças.

  • doenças autoimunes

“É importante a criação de pontes entre os centros nacionais que tratam doenças autoimunes”

Carlos Carneiro é o novo coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Ao SaúdeOnline, em entrevista, destaca a importância das pontes entre centros, a promoção da investigação básica neste campo e a interação com a Medicina Geral e Familiar.

  • Canábis medicinal

Canábis medicinal. “A comparticipação é o melhor caminho, quer do ponto de vista financeiro quer da segurança”

Carla Dias, Presidente do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM), aborda a importância da canábis medicinal no tratamento de determinadas patologias. Em entrevista ao SaúdeOnline, alerta, também, para a necessidade da comparticipação deste tratamento para se evitar, sobretudo, o recurso ao mercado ilegal.

  • Doenças autoimunes

Doenças autoimunes. “Começamos a colher os frutos da investigação”

O X Congresso de Autoimunidade e a XXIX Reunião do Núcleo de Estudos de Doença Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vão decorrer entre os dias 27 e 29 de junho, em Lisboa. José Delgado Alves, o coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da SPMI, fala sobre a evolução da terapêutica nesta área.

  • Medicina Interna

“A não reorganização do SNS foi o que mais influenciou negativamente a Medicina Interna”

Mudar o panorama atual das urgências é um dos pontos fundamentais para que os jovens optem pela especialidade de Medicina Interna, segundo Manuel Teixeira Veríssimo, coordenador do Grupo de Trabalho sobre o Enquadramento da Medicina Interna no Futuro, que envolve a Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Diabetes e as diferentes fases da vida da mulher: “Uma relação bidirecional”

“Diabetes e a Mulher” é o mote da 10.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus(NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Mónica Reis, coordenadora do núcleo, refere que se trata de um tema ainda pouco abordado. A necessidade formativa é grande, até porque a mulher tem diferentes especificidades ao longo das diferentes fases da vida, que, não sendo bem geridas, podem ter impacto na sua diabetes e vice-versa.

Go to Top