SaudeOnline.pt / Med-Interna / med-interna-entrevistas
  • esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Projeto de big data visa ajudar doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Mamede de Carvalho é neurologista e responsável pela Consulta de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), mais propriamente no Hospital de Santa Maria. Em entrevista ao SaúdeOnline dá a conhecer o projeto BRAINTEASER, que tem como objetivo integrar dados que permitam uma resposta mais personalizada a doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

  • dor crónica

“A dor crónica é muito mais que neurotransmissores e vias anatómicas”

José Castro Lopes é Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e desempenha atualmente o cargo de Vice-Reitor da Universidade do Porto. Foi até recentemente o titular da Cátedra em Medicina da Dor da Faculdade de Medicina do Porto, a única do país. Em entrevista, fala sobre dor, sobretudo dor crónica.

  • opioides

“A formação médica contínua em dor é essencial”

Hugo Ribeiro, coordenador da Iniciativa Médica 3 M (IM3M), destaca a importância da formação médica contínua e como é uma área cada vez mais do interesse dos profissionais de saúde. Entre hoje e dia 15 de setembro decorre o Congresso Multidisciplinar da Dor 2023, na Figueira da Foz.

Zika, dengue e chikungunya. “Queremos um antiviral de largo espectro, capaz de combater vários tipos de vírus”

Zika, dengue, chikungunya são vírus que ainda não causam alarme em Portugal. Contudo, com as alterações climáticas, a possibilidade de haver, pelo menos, um surto, não é todo impossível como se viu, em 2012, na Madeira com o dengue. Um dos desafios neste campo é o desenvolvimento de um antiviral, como diz Miguel Castanho, coordenador do projeto NOVIRUSES2BRAIN do Laboratório Miguel Castanho do Instituto de Medicina Molecular.

  • doença renal crónica

“É urgente que o governo inclua a doença renal crónica como uma das prioridades do Plano Nacional de Saúde”

Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, fala dos desafios da doença renal crónica, no âmbito do 1º Fórum Luso-Brasileiro de Gestão em Diálise, que foi organizado, no final de agosto, pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), em parceria com a ANADIAL.

Cérebro e coração. “Queremos criar a noção de urgência de um Programa de Reabilitação Multidisciplinar”

Foi criada recentemente a Coligação Nação Invisível pela saúde cérebro-cardiovascular dos portugueses. Trata-se de um movimento agregador de todas as esferas da sociedade que queiram contribuir para uma atuação integrada na prevenção, diagnóstico atempado e acompanhamento adequado na doenças cérebro-cardiovasculares. A Coligação resulta de uma colaboração entre a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos (PT.AVC), e a Novartis. Em entrevista ao SaúdeOnline, António Conceição, presidente da Portugal AVC, fala-nos deste movimento.

Diabetes e obesidade. “É fundamental apostar na articulação entre cuidados primários e hospitalares”

Davide Carvalho é o presidente das 14.ºas Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte, que decorrem hoje e amanhã, em Vila Nova de Gaia. Em entrevista ao SaúdeOnline, o responsável realça o aumento de casos de diabetes após a pandemia e alerta para a necessidade de se tratar a obesidade como doença.

“Existe claramente um défice de unidades de Reabilitação Cardíaca no SNS”

Filipe Macedo, diretor do Programa Nacional para a Promoção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde, considera que têm sido dados passos importantes nesta área. É o caso da criação das vias verde AVC e EAM, contudo, diz que ainda é preciso apostar mais na educação para a saúde e na reabilitação cardíaca.

Síndrome de Sjögren. Reumatologista alerta para sintomas comuns a outras patologias

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde 2016 que se tem uma consulta multidisciplinar para a Síndrome de Sjögren. Apesar de rara, esta condição tem “forte impacto” na vida dos doentes, daí se apostar também na investigação e na sensibilização de médicos de diferentes especialidades. O reumatologista Vasco C. Romão fala-nos da tríade de sintomas que pode ajudar na suspeição deste problema de saúde.

Stress. “Pretende-se que os profissionais possam expressar in loco o que os incomoda”

“Support Debriefing como cultura para redução do Stress” é um projeto da equipa da sala de Emergência do Hospital Distrital de Santarém. Este ano, foi um dos três vencedores da 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Em entrevista, a enfermeira responsável, Célia Mestre, explica as mais-valias desta partilha entre profissionais.

Go to Top