SaudeOnline.pt / Med-Interna / med-interna-entrevistas

Diretor de Medicina Intensiva do São João: “Não queremos ter de priorizar entre dois doentes críticos”

O médico intensivista José Artur Paiva afasta, para já, um "cenário de catástrofe" mas alerta que "nenhuma resposta é infinita".

  • antibioticos

Entrevista. “Não é expectável que se consiga erradicar a Pneumonia Nosocomial”

Sobre a crescente resistência aos antibióticos, o intensivista do Hospital Lusíadas Porto, Presidente do GIS e Secretário-Geral da SPCI diz que "deverá ser dado ênfase ao diagnóstico microbiológico, ou seja, à identificação do microorganismo causador da infeção, aspeto fundamental para limitar a utilização de antibióticos de espectro alargado".

ATTR-CM: “A amiloidose pode estar subjacente a muitas situações de IC”

Cirurgia à válvula aórtica ou ao túnel cárpico, ou insuficiência cardíaca com hipertrofia cardíaca, são sinais de alerta para os médicos, como explica a cardiologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e Professora de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa. EMA já aprovou o primeiro tratamento para miocardiopatia por amiloidose associada à transtirretina.

Desafios na anestesiologia: Da pegada ecológica ao retorno à normalidade no pós-operatório

São temas a abordar hoje, no arranque da 1ª edição do Congresso Virtual Acute Care. Inscrições estão abertas. A escassez de recursos humanos e a reconversão do anestesiologista num médico responsável por todo o fluxo do doente são outros desafios sublinhados, em entrevista, por Vítor Pinho Oliveira, médico anestesiologista do C.H. Tondela-Viseu e Hospital CUF Viseu.

  • dr. luis brito avo

Entrevista. Silenciamento genético é o avanço mais recente no tratamento da PHA

Embora raras, as quatro formas Porfírias Hepáticas Agudas podem evoluir para um quadro grave, obrigando ao transplante hepático, explica o médico internista Luís Brito Avô, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna.

Go to Top