SaudeOnline.pt / Cardionline / cardio-entrevistas

Défice de ferro está presente em 50% a 80% dos doentes internados com IC

Independentemente da presença de anemia, o défice de ferro (DF) contribui para a disfunção cardíaca e muscular e associa-se a agravamento dos sintomas de IC, diz a cardiologista e coordenadora da Unidade de Internamento Geral do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria.

  • hipertensão pulmonar

Rui Baptista. “Insuficiência cardíaca está subdiagnosticada e subtratada”

De acordo com o diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, "a identificação da insuficiência em ferro e a sua correção com ferro endovenoso é, claramente, uma estratégia interessante para estes doentes”.

“Ao contrário do que muitos pensam, as doenças cardíacas matam mais mulheres que homens”

Em entrevista, a Diretora do Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos salienta o crescente peso que as doenças cardiovasculares têm nas mulheres, à boleia do aumento dos fatores de risco nesta população.

  • foto luísa fonte - fa

Fibrilhação auricular. Pandemia prejudicou diagnósticos e terá feito aumentar número de casos

No âmbito da Semana Mundial do Ritmo Cardíaco, a Dr.ª Luísa Fontes, interna de MGF na USF Ponte, em Guimarães, comenta o impacto da pandemia no diagnóstico da fibrilhação auricular e reforça a importância de dar a conhecer esta patologia aos doentes.

Hipertensão Pulmonar. Acesso precoce à terapêutica é fundamental para melhorar o prognóstico

Há duas décadas o tratamento passou a ter armas terapêuticas que permitem dar mais qualidade de vida aos doentes e retardar a progressão da doença. Contudo, Filipa Ferreira, cardiologista e coordenadora da Unidade de Hipertensão Pulmonar do Hospital Garcia de Orta, ainda identifica um atraso importante no diagnóstico que compromete os outcomes do tratamento.

Go to Top