Vacinas anti-infecciosas – é tempo de atuar. Porquê?

Rui Costa, médico de família e coordenador do summit, fala sobre o tema "Vacinas anti-infecciosas - é tempo de atuar". Tal como refere as doenças infecciosas, nomeadamente as que são preveníveis pelas vacinas, mantam muitas pessoas anualmente. "E nós queremos salvar vidas", salienta. Veja o vídeo.

  • Rita Aguiar

“Mesmo que a toma do fármaco seja feita há vários anos, este pode ser a causa de um episódio de anafilaxia”

Rita Aguiar, imunoalergologista, foi a oradora da sessão "Emergência alergológica: Anafilaxia", que decorreu na manhã desta sexta-feira. Durante a sua intervenção, a especialista destacou a necessidade de agir rapidamente perante um episódio anafilático, tendo em conta os critérios de diagnóstico, para que possa ser rapidamente administrado o tratamento correto.

“A dispneia é um sintoma muito subjetivo”

Cláudia Vicente, médica de família e oradora da sessão "Abordagem do doente com dispneia na consulta de MGF, explica que a dispneia é um sintoma muito subjetivo, com causas do foro físico e psicogénico. Veja o vídeo.

“Participação ativa por parte dos participantes”

Mário Morais de Almeida, imunoalergologista e coordenador deste summit, faz um balanço do primeiro dia de evento e uma antecipação do que será o de hoje. O médico mostra-se muito satisfeito pela ativa participação e feedback dos participantes. Veja o vídeo.

Pneumonia adquirida na comunidade

Eurico Silva, médico de família, que abordou a temática "Pneumonia adquirida na comunidade" fala sobre a abordagem mais adequada a estes doentes, uma vez que as normas existentes estão desatualizadas. Veja o vídeo.

A conjuntivite alérgica nos cuidados de saúde primários

Cerca de 1/3 da população portuguesa tem pelo menos uma doença alérgica: 25 a 30% tem rinite, 10 a 20% conjuntivite alérgica, 10 a 15% dermatite atópica, 10% asma… E mais de 20% tem pelo menos um episódio de urticária na vida. Hoje, pelas 11h30, debateu-se “a conjuntivite alérgica nos cuidados de saúde primários”.

Quais os sinais e sintomas da conjuntivite alérgica?

No seguimento da sessão "A conjuntivite alérgica nos cuidados de saúde primários", o orador Ricardo Neves, oftalmologista, explicou ao SaúdeOnline, quais os sinais e sintomas da conjuntivite alérgica. Veja o vídeo.

Go to Top