“A simplicidade da terapêutica tripla facilita a adesão e o controlo da asma”
______________________________________
______________________________________
_________________________________
__________________________
De 6 a 9 de outubro, realiza-se a 43ª Reunião Anual da SPAIC sob o mote “O doente alérgico no centro dos cuidados”. Ao SaúdeOnline, o presidente do evento destaca a importância do envolvimento dos doentes nos cuidados no sentido de se alcançar uma “melhoria dos outcomes clínicos”.
A alergia a fármacos cresceu 100% e a alimentar subiu mais de 50%, sublinha o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Em entrevista ao SaúdeOnline, o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) destaca o subdiagnóstico, o subtratamento e o subcontrolo dos doentes com asma como um dos principais desafios da prática clínica da Imunoalergologia.
Em entrevista, o diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Barcelos destaca a importância da avaliação de três biomarcodores (entre eles o FeNO) de modo “a dirigir o tratamento”.
Em entrevista, o pneumologista e responsável da consulta de Asma do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho sublinha que existem diferenças de efetividade entre os corticoides inalados. Por outro lado, é “obrigatório incluir o doente nas decisões terapêuticas”, diz.
Infarmed deixou de comparticipar estas vacinas personalizadas durante a anterior crise económica, em 2011, uma "má opção", diz a Dr.ª Elza Tomaz.
Assista no dia 27 de outubro ao webinar, organizado pela Thermo Fisher Scientific e apresentado pelo imunoalergologista, sobre "o papel do diagnóstico alergológico molecular na prática clínica".