SaudeOnline.pt / Uronline / uro-entrevistas

“Temos mais uma ferramenta para a incontinência urinária feminina, com muito bons resultados”

A equipa de Urologia Funcional do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte realizou, no final de junho, pela primeira vez em Portugal, um novo tratamento para a incontinência urinária de esforço feminina: a injeção de bulking agents. O urologista Ricardo Pereira e Silva explica em que consiste e fala das suas indicações e resultados.

“A incontinência urinária é responsável por uma significativa perda de qualidade de vida”

No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala a 14 de março, Renato Lains Mota, urologista do Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, fala desta patologia no sexo masculino, que, segundo refere, é responsável por uma significativa perda da qualidade de vida.

“A incontinência urinária de esforço e o prolapso dos órgãos pélvicos partilham fatores de risco”

Sofia Alegra, secretária da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, alerta para duas patologias que podem coexistir e ter grande impacto na vida da mulher: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos.

  • oncologia

Carcinoma de Células Renais. “Pembrolizumab adjuvante reduz o risco de recorrência em 32%”

O benefício do pembrolizumab é "particularmente importante no sugbrupo de doentes com diferenciação sarcomatóide", especifica, em entrevista, a diretora do Serviço de Oncologia do IPO de Coimbra. A especialista lamenta que esta opção terapêutica esteja aprovada apenas na doença metastizada.

Carcinoma de Células Renais. “Esperemos que os marcadores em desenvolvimento possam detetar a doença numa fase mais precoce”

Em entrevista, o oncologista do Hospital Beatriz Ângelo destaca a importância da deteção precoce deste tipo de cancro, de modo a "potenciar as possibilidades de cura" e lamenta que o reduzido número de doentes torne Portugal pouco atrativo para a realização de estudos clínicos.

  • Cancro da próstata

Cancro da próstata. Terapêutica tripla com darolutamida é “novo standard of care”

No estudo ARASENS, que avaliou a combinação de darolutamida em combinação com docetaxel e terapêutica de privação androgénica, verificou-se uma redução de 32% no risco de morte, sublinha o oncologista do Hospital de Santa Maria.

  • incontinência urinária

“Quase 20% da população acima dos 40 anos sofre de incontinência urinária”

Segundo Paulo Temido, a incontinência urinária afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo pelo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou esta patologia como um problema major de saúde pública "sendo necessário sensibilizar a população para a importância de tratar esta doença".

“A incontinência urinária não é uma fatalidade, tem tratamento e taxas de cura muito elevadas”

Estima-se que apenas 10% das pessoas afetadas por incontinência urinária (IU) recorram a ajuda médica, o que torna esta patologia altamente subdiagnosticada. O alerta é da urologista do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Lilian Campos.

Go to Top