“A patologia cirúrgica endócrina é detentora de várias particularidades”

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Endócrina (SPCENDO), presidida por João Capela da Costa, visa incentivar e promover a acreditação nacional e internacional das unidades dedicadas a esta área da saúde.

Qual o objetivo da SPCENDO?

Um dos principais objetivos é promover e estimular a formação específica e acreditada, através do ensino qualificado e da divulgação científica regular da Cirurgia Endócrina em Portugal. Neste contexto, a SPCENDO pretende divulgar a atividade científica e o conhecimento atualizado, organizar e promover a participação em reuniões e cursos científicos e estimular e divulgar projetos de investigação científica no campo da cirurgia endócrina.

Outro dos objetivos passa por incentivar e promover a acreditação nacional e internacional das unidades de cirurgia endócrina em Portugal. A progressiva melhoria dos resultados obtidos depende da capacidade de interpretação dos quadros clínicos, laboratoriais e imagiológicos, assim como da destreza técnica do cirurgião, que só será possível obter com a prática operatória repetida, resultante da referenciação preferencial dos doentes a estas unidades. Naturalmente, os resultados serão melhores se houver um trabalho multidisciplinar com outras especialidades médicas, sobretudo a Endocrinologia, Imagiologia, Anatomia Patológica e Medicina Nuclear, assim como com outras áreas da Cirurgia Geral e, ainda, com outros profissionais de saúde, como a Enfermagem, a Fisioterapia e a Nutrição.

Visa também colaborar com sociedades civis e de apoio a doentes com patologia cirúrgica endócrina e incrementar o conhecimento e reconhecimento nacional e internacional da cirurgia endócrina, bem como aumentar a literacia em saúde da população portuguesa nesta patologia.

Que iniciativas estão a preparar para 2024?

Vamos organizar três webinares: tiroide, em janeiro, síndromes hereditárias, em maio, e suprarrenal, em novembro; 3 cursos: 2 de ecografia e biopsia da tiroide e paratiroide e uma de neuromonitorização; e um congresso, em outubro.

“O desafio da atitude terapêutica passa pelo difícil diagnóstico de malignidade de determinados tumores e pela extrema variabilidade do prognóstico”

Quais as especificidades da cirurgia endócrina e quais as patologias mais frequentes?

A cirurgia endócrina é a área da Cirurgia Geral que se dedica ao tratamento cirúrgico da patologia das glândulas endócrinas: a tiroide, as paratiroides, as suprarrenais e as células neuroendócrinas gastroenteropancreáticas. A patologia cirúrgica endócrina é detentora de várias particularidades, nomeadamente a diferente localização anatómica no organismo, a migração embriológica de glândulas e a produção de hormonas, com fisiopatologia e clínica complexas.

O desafio da atitude terapêutica passa pelo difícil diagnóstico de malignidade de determinados tumores e pela extrema variabilidade do prognóstico das várias neoplasias malignas, oscilando desde a “quase benignidade” de alguns tumores da tiroide à agressividade extrema do carcinoma indiferenciado da tiroide. As patologias mais frequentes são os tumores da tiroide, o hiperparatiroidismo e os nódulos da suprarrenal.

Sócios fundadores da SPCENDO: Henrique Candeias, Virgínia Soares, João Capela, Ana Oliveira, Rita Roque e Miguel Allen (ausente na foto: José Rocha)

Há muitos cirurgiões endócrinos?

Não há números definidos de quantos cirurgiões endócrinos existem em Portugal. Há vários cirurgiões integrados em unidades de cirurgia endócrina, além de outros cirurgiões que também fazem este tipo de cirurgia. Este desconhecimento é uma lacuna que naturalmente vamos tentar resolver, não só para conhecimento da comunidade médica, mas também da população em geral e que vai estar disponível no nosso site, a par de diversa informação acerca da patologia endócrina. As unidades de cirurgia endócrina têm sido criadas em todo o país, como corolário natural da evolução que tem ocorrido nos últimos anos no diagnóstico e tratamento desta patologia cirúrgica. A acreditação nacional e europeia destas unidades será um passo inevitável que a SPCENDO irá incentivar e promover.

Que mensagem gostaria de deixar a quem queira ser sócio?

A SPCENDO, criada em julho de 2023 como organização dedicada especificamente à patologia cirúrgica endócrina, permite congregar as especialidades médicas cirúrgicas e não cirúrgicas, bem como profissões não médicas envolvidas no tratamento dos doentes com esta patologia, o que até agora não existia. Terá na colaboração estreita com outras organizações, uma atividade que se somará à já existente no nosso país, em prol do desenvolvimento da Patologia Endócrina Cirúrgica em Portugal. Os sócios poderão participar nos eventos que organizamos. Poderão igualmente, acedendo ao site, obter informação atualizada de artigos médicos, de guidelines de atuação e dos eventos nacionais e internacionais, além de  poderem publicar casos clínicos selecionados.

MJG

Artigo relacionado

Hipertensão arterial – quando suspeitar de doença endócrina

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais