Osteogénese Imperfeita. Uma doença rara que provoca fraturas ósseas

Fátima Godinho é Reumatologista e Presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI). À margem do “Bone Dysplasias 2024: Simpósio de Displasias Ósseas”, que vai decorrer entre 16 e 18 de maio, em Lisboa, fala dos sintomas desta doença rara que afeta ossos, mas não só.

  • doenças reumáticas

“As doenças reumáticas são responsáveis por uma grande morbilidade”

Augusto Faustino, presidente do Instituto Português de Reumatologia (IPR), fala sobre os 75 anos do Instituto, mas também critica o facto de não se dar ainda a devida atenção às doenças reumáticas. Defende também um estágio obrigatório nesta área para os futuros médicos de família.

“A esclerose sistémica tem impacto negativo na qualidade e na satisfação global com a vida”

No Dia Mundial da Esclerose Sistémica que se assinala hoje, Tânia Santiago, reumatologista do Serviço de Reumatologia do CHUC e membro do Comité EUSTAR (European Scleroderma Trials & Research Group) fala dos desafios que esta doença “incapacitante, progressiva e debilitante” apresenta tanto aos doentes, como aos profissionais de saúde.

Síndrome de Sjögren. Reumatologista alerta para sintomas comuns a outras patologias

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde 2016 que se tem uma consulta multidisciplinar para a Síndrome de Sjögren. Apesar de rara, esta condição tem “forte impacto” na vida dos doentes, daí se apostar também na investigação e na sensibilização de médicos de diferentes especialidades. O reumatologista Vasco C. Romão fala-nos da tríade de sintomas que pode ajudar na suspeição deste problema de saúde.

Entrevista. “O stresse tem um papel absolutamente decisivo na fibromialgia”

O reumatologista José António Pereira da Silva, diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, criou um site de apoio a quem sofre de fibromialgia. O especialista, juntamente com uma equipa de outros profissionais, acredita que o bem-estar emocional faz a diferença na vida de quem sofre de uma doença que, sendo grave, é infelizmente “subdiagnosticada” e “desvalorizada”.

Lúpus. “Seria muito importante ter um tratamento que permitisse a remissão prolongada”

Luís Inês, médico reumatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o novo Presidente-Eleito da SLEuro – European Lupus Society para o biénio 2023-2024. Irá assumir a função de Presidente no biénio 2025-2026. Ao SaúdeOnline fala sobre o impacto do lúpus.

Helena Canhão. “Há um caminho a percorrer na valorização das doenças reumáticas”

A presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) pede que estas doenças sejam consideradas prioritárias nos cuidados de saúde primários e em termos de saúde pública. Em entrevista, Helena Canhão, fala ainda das expectativas para o XXIV Congresso Português de Reumatologia (que vai decorrer de 12 a 15 de outubro no Algarve), num ano em que a SPR completa 50 anos de atividade.

Go to Top