SaudeOnline.pt / Dermaonline / derma-entrevistas

Dermatologia em Moçambique. “A maior dificuldade é a abordagem terapêutica”

Por isso, é importante a participação de especialistas moçambicanos nos congressos portugueses, de onde levam "conhecimento e novas abordagens terapêuticas", salienta a dermatologista Serema Langa Luís, do Hospital Provincial de Matola (Maputo), à margem da Reunião de Primavera da SPDV.

Falta de dermatologistas no SNS. “Há um desencanto e fora ganha-se melhor”

Mais de metade dos dermatologistas trabalha fora do SNS. Em entrevista, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) critica os baixos salários no setor público, a falta de investimento nos serviços de dermatologia e os elevados valores pedidos em processos judiciais contra os médicos. Veja o vídeo.

Entrevista. Monkeypox deve “manter-se na comunidade com o mesmo padrão”

A dermatologista Cândida Fernandes, do Hospital dos Capuchos, e que viu os primeiros casos detetados de infeção por Monkeypox em Portugal, ressalva que "é difícil prever a evolução dos vírus". Veja a entrevista, feita no âmbito da Reunião Anual da Primavera da SPDV.

Desafios nas dermatites de contacto alérgicas

Cerca de 20% da população portuguesa tem uma alergia de contacto. Em entrevista, a propósito da Reunião de Primavera da SPDV, a dermatologista e professora da FMUC fala de algumas situações de sensibilização alérgica e destaca a importância de distinguir entre as alergias de contacto e as alergias por via sistémica. Veja o vídeo.

“Pais estão mais atentos” à patologia dermatológica na idade pediátrica

Em entrevista, a propósito da Reunião de Primavera da SPDV, a dermatologista do Hospital Egas Moniz refere que os pais estão mais informados e "procuram cada vez mais a melhor abordagem terapêutica" para as crianças. Veja o vídeo.

“Pugnamos para que a SPDV continue a ser o motor agregador da Dermatologia nacional”

Em entrevista exclusiva, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) levanta o véu sobre os próximos dois grandes eventos formativos da especialidade: a Reunião de Primavera 2022 (a 8 e 9 de julho, em Lisboa) e o XXI Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia (a 11 e 12 e 13 de novembro, no Porto).

25th Update on Dermatology Treatments conta “com programa rico” e mais de 200 médicos

O encontro deste ano, de atualização em dermatologia, a ter lugar nos dias 1 e 2 de abril (no Porto), vai abordar mais de 20 temas, entre eles a dermatite atópica, a alopecia ou a acne e vai contar com a participação de mais de metade dos dermatologistas portugueses e com oradores internacionais.

António Massa. “No âmbito da cosmética, (…) o nosso conhecimento é diferenciado e especializado”

Realizou-se de 26 a 28 de novembro, o 20.º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia. Para o presidente da SPDV, António Massa, o evento permitiu a reciclagem de conhecimentos por parte destes especialistas e, consequentemente, uma melhoria da sua performance diária.

  • dermatologia

“Na Dermatologia, não temos a necessidade de barafustar a nossa presença”

Decorreu de 26 a 28 de novembro, em Coimbra, o XX Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). Em entrevista ao SaúdeOnline, o dermatologista e membro da comissão organizadora do evento, Rui Tavares Bello, pronunciou-se sobre os principais desafios que emergem, atualmente, no decurso da prática clínica desta especialidade médica.

Go to Top