SaudeOnline.pt / Dermaonline / derma-entrevistas

António Massa. “No âmbito da cosmética, (…) o nosso conhecimento é diferenciado e especializado”

Realizou-se de 26 a 28 de novembro, o 20.º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia. Para o presidente da SPDV, António Massa, o evento permitiu a reciclagem de conhecimentos por parte destes especialistas e, consequentemente, uma melhoria da sua performance diária.

  • dermatologia

“Na Dermatologia, não temos a necessidade de barafustar a nossa presença”

Decorreu de 26 a 28 de novembro, em Coimbra, o XX Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). Em entrevista ao SaúdeOnline, o dermatologista e membro da comissão organizadora do evento, Rui Tavares Bello, pronunciou-se sobre os principais desafios que emergem, atualmente, no decurso da prática clínica desta especialidade médica.

“Mecanismo diferenciador do baricitinib desempenha papel relevante no tratamento da dermatite atópica”

O dermatologista do CHUP e professor do ICBAS salienta a importância da inibição da via JAK-STAT no tratamento da dermatite atópica, na medida em que a permite “uma ação mais ampla e mais rápida, nomeadamente ao nível do prurido”, um dos sintomas que mais afeta a qualidades de vida destes doentes.

“Espirolactona é uma alternativa sistémica eficaz e bem tolerada no tratamento da acne na mulher adulta”

A abordagem holística e o tratamento da acne na mulher adulta mereceram destaque no segundo dia dos trabalhos, com a dermatologista francesa Brigitte Dreno a apontar o papel da espirolactona como alternativa aos antibióticos sistémicos, antiandrógenos e isotretinoína.

“A partilha de experiências da prática clínica foi o ponto alto deste encontro”

O dermatologista e organizador do 24th International Meeting: Update On Dermatology Treatments, António Massa, aponta os momentos-chave da reunião, ao mesmo tempo que reflete sobre os atuais desafios a nível nacional e internacional no que a esta especialidade médica diz respeito.

Reações adversas a medicamentos: Que manifestações cutâneas devem preocupar o dermatologista?

O dermatologista alemão e presidente da International League of Dermatological Societies (ILDS), Lars French, atualizou os colegas portugueses sobre diagnóstico e tratamento de reações adversas graves a medicamentos, como a necrólise epidérmica tóxica e a síndrome de Stevens-Johnson.

  • António Massa, SPDV

António Massa. “Os objetivos foram não só atingidos, como ultrapassados em grande escala”

Em entrevista ao SaúdeOnline, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), António Massa, faz um balanço da Reunião de Primavera 2021, evento que marcou o regresso ao modelo presencial e que juntou, em Aveiro, dermatologistas de todo o país, em torno dos temas técnico-científicos mais candentes para a especialidade.

Go to Top