SaudeOnline.pt / Uronline / uro-investigação
  • espermatozoides

Técnica de ultrassom melhora a mobilidade dos espermatozoides em 266%

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma técnica de ultrassom não invasiva que aumenta a mobilidade dos espermatozoides em até 266%, um avanço que pode ajudar os médicos de fertilidade a melhorar os resultados dos tratamentos de reprodução assistida.

Cientistas descodificam na totalidade cromossoma masculino

Os conhecimentos obtidos estão a ser incluídos em estudos sobre primatas para aprofundar a investigação sobre a evolução do cromossoma Y e analisar os genes que possam ser clinicamente relevantes para um tratamento personalizado para o cancro e outras doenças com origem genética.

Cientistas identificam gene que poderá ser a chave para contracetivo masculino

Segundo o autor principal da investigação, Jon Oatley, os roedores machos produziram espermatozoides "que não puderam fertilizar um óvulo" quando o gene foi desativado.

Cientistas desenvolvem novo método de monitorização do cancro da bexiga

"É um método mais cómodo para doentes, menos dispendioso para hospitais e é rápido e preciso", afirma o investigador Hugo Santos, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Nefrologia. Investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa distinguidos com maior prémio da área

O grupo de investigadores foi distinguido pelo desenvolvimento do trabalho de validação na população portuguesa da “Kidney Failure Risk Equation (KFRE)”, uma equação que pretende estimar o risco da pessoa com doença renal crónica necessitar de terapêutica de substituição da função renal.

  • cancro da próstata

Investigadora Ana Luísa Teixeira recebeu prémio por projeto na área do cancro da próstata

O trabalho da investigadora do Centro de Investigação do IPO-Porto visa “mimetizar o comportamento de tumores resistentes à enzalutamida [fármaco usado no tratamento do cancro da próstata]”.

Go to Top