Investigação valida biomarcador que prevê risco de recidiva de cancro da próstata
Investigação valida o biomarcador CXCR7 como preditor de pior sobrevivência livre de cancro da próstata após prostatectomia radical.
Investigação valida o biomarcador CXCR7 como preditor de pior sobrevivência livre de cancro da próstata após prostatectomia radical.
O prémio foi atribuído a Jorge Polónia e sua equipa, pelo desenvolvimento do trabalho “Annual deterioration of renal function in hypertensive patients with and without diabetes”.
Cancro do testículo representa cerca de 1% dos cancros no homem, com um pico de incidência entre os 15 e os 34 anos.
Ensaio IPATential mostra benefício de ipatasertib + abiraterona sobretudo nos doentes com CPmRC e perda de PTEN (entre 40 a 50% dos casos). Ainda assim, mais estudos são necessários.
Situação de pandemia potencia o agravamento de saúde mental do doente renal, com consequências a nível da alimentação e atividade física. Investigadora diz que é essencial "apoio psicológico".
Em relação ao tratamento controlo, o olaparib reduz em 31% risco de mortalidade, mostra ensaio PROfound. EMA recomenda extensão das indicações terapêuticas do fármaco.
O inibidor reduz o risco de insuficiência renal, mortalidade por eventos cardiovasculares e mortalidade por outras causas em pacientes com DRC, de acordo com os resultados do estudo DAPA-CKD.
A resposta de crianças com LES ao belimumab vs. placebo foi de 52,8% vs. 43,6%, na semana 52. Perfil de segurança também consistente com o observado em adultos.
O laser é quatro vezes mais seguro e duas a quatro vezes mais rápido a tratar a litíase renal e permite também a enucleação prostática.
Projeto desenvolve modelo preditivo de nefropatia diabética em doentes com diabetes tipo 2, condição que afeta entre 10 a 20% destes doentes. Objetivo é ajudar médicos a determinar fatores e indicadores que condicionem evolução da doença.