17 Abr, 2026

Projeto “Hospital Sénior” da ULS do Oeste expande rede a mais quatro instituições

Segundo a ULS do Oeste, o objetivo do "Hospital Sénior" passa por aproximar os cuidados de saúde da população idosa, reduzindo deslocações desnecessárias ao hospital e garantindo uma resposta mais rápida e adequada.

Projeto “Hospital Sénior” da ULS do Oeste expande rede a mais quatro instituições

O projeto “Hospital Sénior”, desenvolvido pela ULS do Oeste nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos e Peniche, vai alargar a sua rede a mais quatro estabelecimentos, anunciou a entidade. A iniciativa, que arrancou a 2 de janeiro, já acompanhou 30 dos 210 utentes de cinco estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), evitando deslocações ao serviço de urgência, e prepara-se agora para reforçar a resposta.

Durante o mês de abril, o projeto passará a incluir o Lar Nossa Senhora da Esperança, o Centro Social Padre Diogo, a Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos e a Vitalia Healthcare, abrangendo um total de cerca de 390 utentes.

Segundo a ULS do Oeste, o objetivo passa por aproximar os cuidados de saúde da população idosa, reduzindo deslocações desnecessárias ao hospital e garantindo uma resposta mais rápida e adequada. “Com este modelo, pretende-se levar os cuidados de saúde mais perto das pessoas, evitar deslocações desnecessárias ao hospital e garantir uma resposta mais humana”, refere a instituição.

Na primeira fase do projeto, assegurada por uma médica e uma enfermeira com atendimento telefónico nos dias úteis, cerca de um terço das situações foi resolvido nas próprias instituições. Mais de um quarto dos utentes foi encaminhado para cuidados paliativos, enquanto outros beneficiaram de alternativas ao internamento, como a hospitalização domiciliária. O impacto do projeto foi particularmente visível em março, mês em que todas as situações sinalizadas foram avaliadas atempadamente e acompanhadas no contexto das próprias instituições.

A ULS do Oeste considera que o “Hospital Sénior” se afirma como uma resposta inovadora, com efeitos concretos na qualidade de vida dos utentes. Nos quatro concelhos abrangidos estão identificados cerca de 3.900 utentes, distribuídos por 68 estabelecimentos, incluindo ERPI, instituições particulares de solidariedade social e unidades privadas. A ULS  integra o Centro Hospitalar do Oeste e os agrupamentos de centros de saúde do Oeste Norte e Oeste Sul, abrangendo ainda os concelhos de Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço.

SO/LUSA

Notícia relacionada

Estudo da Universidade do Porto alerta para falhas na deteção de maus-tratos a idosos nos cuidados de saúde

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais