UC está a investigar cérebro dos bebés para melhor perceber a interação com adultos

A investigação do funcionamento do cérebro de bebés para melhor compreender os impactos da interação com adultos no desenvolvimento social e da linguagem é o objetivo de um projeto da Universidade de Coimbra (UC), anunciou a instituição.

  • vacina

Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”

Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.

  • Síndrome de Cockayne

Síndrome de Cockayne. Descodificado mecanismo de reparo durante a transcrição de informação genética

A síndrome de Cockayne é uma doença autossómica recessiva grave causada por mecanismos defeituosos no DNA.

Variantes raras de gene podem estar associadas a causa para ser canhoto

A característica de ser canhoto ou destro depende do hemisfério cerebral dominante, mas pode também estar associada, no caso dos esquerdinos, a variantes raras de um gene envolvido na formação de células, aponta um estudo.

Identificadas proteínas que podem diagnosticar autismo na urina

Um grupo de investigadores do Instituto Butantan do Brasil identificou uma série de proteínas e aminoácidos que podem facilitar o diagnóstico do autismo em amostras de urina.

Estudo sugere que as pessoas transmitem mais vírus aos animais do que o contrário

Um estudo divulgado sugere, com base numa extensa análise da informação genética de vírus, que as pessoas transmitem mais vírus aos animais domésticos e selvagens do que o contrário.

  • perinatal

Profissionais de saúde devem estar atentos ao pós-parto para não confundirem certos sintomas com psicose

Profissionais de saúde devem estar atentos ao pós-parto para não confundirem certos sintomas de perturbação obsessivo-compulsiva com psicose.

Cientistas desenvolvem tecnologia com inteligência artificial para estudar doenças raras

Uma equipa internacional liderada pelo Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC) desenvolveu uma tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) para melhorar o estudo e o tratamento de doenças raras, designadamente a síndrome miasténica congénita.

Identificado gene responsável por defeitos cardíacos em pessoas com síndrome de Down

Pessoas com síndrome de Down costumam apresentar defeitos cardíacos e, agora, uma equipa de cientistas britânicos conseguiu identificar um gene responsável por essas alterações.

Consumo descontrolado da oferta digital contribui para estado de alienação social

O “consumo descontrolado” da oferta digital, internet e redes sociais, contribui para um estado de alienação social, desenvolvendo um padrão de comportamento cujas relações ‘online’ se constituem como a zona de conforto, alerta um estudo divulgado.

Go to Top