11 Out, 2018

Vacina para a meningite B pode passar a ser gratuita

Direção Geral de Saúde vai decidir ainda este ano se integra vacina, que atualmente tem um custo de 100 euros por unidade, no Plano Nacional de Vacinação.

Vacina para a meningite B pode passar a ser gratuita

A vacina contra a estirpe B da meningite deverá ser incluída em breve no Programa Nacional de Vacinação (PNV), segundo adiantou a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, ao Jornal de Notícias. A decisão está a ser estudada pela Comissão Técnica de Vacinação (CTV).

Esta vacina, comercializada com o nome Bexsero, é, ainda assim, muito procurada pelo pais, uma vez que a sua administração é fortemente recomendada pelos pediatras. Só entre janeiro e agosto deste ano foram vendidas mais de 132 mil doses. A vacina, a única vendida em Portugal para a meningite B, deve ser dada aos bebés em três tomas (aos três e aos cinco meses e depois de a criança completar um ano de idade) e tem um custo, por unidade, que ronda os 100 euros.

A CTV, constituída por especialistas em pediatria, epidemiologia e infeciologia (entre outros), vai reunir-se novamente ainda este ano para decidir se a vacina passará ou não a ser gratuita. “A CTV está a avaliar e a equacionar se é uma mais valia para toda a população”, disse Graça Freitas ao JN, acrescentando que “a vacina é ótima e dá proteção às crianças”.

À CTV cabe agora emitir um parecer científico sobre o impacto da vacinação na população. É a partir deste documento que a DGS vai depois decidir se integra, ou não, a vacina no PNV.

Saúde Online

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais