8 Abr, 2020

Grupo CUF não cumpre normas da DGS sobre COVID-19, acusa FNAM

A Federação Nacional dos Médicos teve conhecimento de uma circular interna da CUF sobre a utilização de equipamento de proteção individual, em casos suspeitos ou diagnosticados de COVID-19.

Segundo a FNAM, a circular não está de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do que está a ser aplicado nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

“A Circular da CUF pretende que seja negado o uso de máscara P2 em todas as situações que não sejam geradoras de aerossóis.”, garante a estrutura sindical. De acordo com a norma da DGS, continua a FNAM, “nos espaços dedicados à COVID-19 deve ser usada máscara P2 para cuidados clínicos a menos de 1 metro, sejam ou não potencialmente geradores de aerossóis. Só este tipo de máscara confere uma proteção adequada aos profissionais de saúde.”

“A FNAM tem alertado os médicos para exigir os equipamentos de proteção recomendados, de acordo com as normas e orientações da DGS. O nível de proteção dos profissionais de saúde não pode obviamente variar com a natureza pública ou privada da instituição em que trabalham.

Só assim poderemos prevenir que os médicos sejam infetados e potencial fonte de transmissão para doentes e restantes profissionais de saúde”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

 

[box] Notícias Relacionadas:

Eutanásia: CUF recusa praticar morte medicamente assistida

Todas as unidades de saúde do grupo José de Mello Saúde vão recusar-se a praticar a morte medicamente assistida, caso a lei que despenaliza a eutanásia seja aprovada.

9.ª Reunião Pediátrica da Cuf Descobertas

COnsulte o programa AQUI

CUF investe quatro milhões de euros em novo equipamento para tratar o cancro

Novo equipamento permite maior precisão no tratamento de tumores, maior conforto e diminuição dos efeitos secundários

Cancro da mama: CUF disponibiliza avaliações gratuitas

Para assinalar o mês de prevenção do cancro da mama, a CUF Instituto de Oncologia ativou o projeto “Proteja-se do Cancro da Mama”

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais