Covid-19: Investigadores já podem aceder a dados da epidemia
A comunidade científica tem disponível na página da DGS um formulário para submeter online o pedido de acesso a dados relativos à epidemia para investigação.

Marta Temido referiu o decreto-lei que prolongou o estado de emergência em Portugal e o qual forneceu o enquadramento legal para disponibilização de dados “devidamente anonimizados e sem possibilidade de identificação do respetivo titular”.
“Independentemente de outras diligências em curso, a DGS disponibilizou na sexta-feira, na sua página, um formulário de acesso a dados numa hiperligação que está disponível encontra-se a descrição das variáveis disponíveis no ficheiro de metadados ao qual é possível aceder mediante pedido que pode ser carregado na própria página”, explicou a ministra na conferência de imprensa diária da DGS.
A disponibilização destes dados já vindo sendo pedida há várias semanas pela comunidade médica e científica, de forma a melhor compreender a epidemia.
SO/LUSA