Ministro da Saúde inaugura novo Centro de Saúde de Barcarena

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, juntamente com o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar esta quarta-feira, pelas 16h00, o novo centro de saúde de Barcarena.

A equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Barcarena vai deixar o imóvel dos bombeiros locais para ocupar o edifício da Quinta das Lindas (na Av. S. António de Tercena). Estima-se que em julho passe a funcionar como Unidade de Saúde Familiar (USF) e assim possa dar resposta cerca de 10.000 utentes.

O novo edifício vai melhorar a acessibilidade e a qualidade de prestação dos cuidados de saúde. Resulta de uma parceria entre a CMO e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e corresponde a um investimento de 1,038 mil euros, financiados em partes iguais pela ARSLVT e pelo programa Portugal 2020, através de candidatura municipal. O terreno foi suportado pela CMO e equipar o edifício ficou cargo da ARSLVT.

A equipa que vai dar origem à USF da Quinta das Lindas será inicialmente composta por 5 médicos, 5 enfermeiros e 3 assistentes técnicos. Dadas as características do novo edifício, haverá capacidade para aumentar o número de profissionais de acordo com as necessidades.

Recorde-se que a freguesia de Barcarena tem uma população que ronda os 13.900 habitantes, dos quais 9.603 estão inscritos na atual UCSP de Barcarena. Por sua vez, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras possui um total de 274.094 utentes inscritos e presta cuidados de saúde à União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo; União de freguesias de Carnaxide Queijas; Freguesias de Barcarena, Belém, Ajuda, Alcântara, Campo de Ourique (Sto. Condestável).

Comunicado

ler mais

RECENTES

ler mais