SaudeOnline.pt / SN - Especiais
  • AVC

AVC. “Metade dos indivíduos com 50 anos já apresenta, pelo menos, três fatores de risco”

Segundo o vice-presidente da SPAVC, Vítor Tedim Cruz, "rever o controlo destes fatores, anualmente, com o seu médico de família é um passo crucial" na prevenção de eventos como o AVC, ou enfarte agudo do miocárdio.

  • gripe

Gripe. “É essencial aumentarmos a taxa de cobertura vacinal e provavelmente voltarmos a usar máscara”

"A meu ver, é essencial aumentarmos a taxa de cobertura vacinal – situação que já foi feita pela aquisição de mais vacinas –, mantermos uma maior taxa de cobertura vacinal e, provavelmente, no decurso de sintomas respiratórios, voltarmos a usar máscaras de proteção individual, sobretudo para evitar a transmissão desses vírus respiratórios aos outros."

  • meningite B

Meningite. “O serogrupo B corresponde a 85% dos casos de doença invasiva meningocócica nos adolescentes”

Com a entrada para o Programa Nacional de Vacinação (PNV) da vacina meningocócica B, para todas as crianças nascidas a partir de 1 de janeiro de 2019, todos os bebés com 1 ano de idade passarão a ter acesso gratuito à vacina. No entender da pediatra Filipa Cunha, e tendo em conta que um quarto dos adolescentes pode ser portador da bactéria meningococos B, esta é uma notícia positiva para a evolução futura desta doença, em Portugal.

2021-10-21T12:46:45+01:0021 Out, 2021|Nacional, NotíciasSaúde, SN - Especiais|
  • gripe

Gripe. “Espero que, quando chegar a sua vez, as pessoas se vacinem”

Com a vacinação antigripal para a época 2021/22 a ter início a 1 de outubro, o pneumologista António Diniz faz um apelo à população, particularmente a todas as pessoas acima dos 65 anos. O especialista refere que os quadros clínicos desencadeados após uma infeção de gripe, em pessoas mais idosas, podem evoluir para situações complexas, se estas não tiverem sido imunizadas.

2021-10-20T11:34:17+01:0018 Out, 2021|Nacional, NotíciasSaúde, SN - Especiais|
Go to Top