• literacia

Literacia nas redes: Qual o papel do médico no séc. XXI?

Em matérias de literacia em saúde, o pediatra Hugo Rodrigues e o psiquiatra Gustavo Jesus defendem a mesma posição: "as pessoas nunca tiveram acesso a tanta informação, mas ao mesmo tempo que nunca estiveram tão desinformadas como agora, no sentido de fazerem observações absurdas”.

  • literacia

“Melhores níveis de literacia permitem mitigar a necessidade de prestação de cuidados de saúde”

Em entrevista exclusiva ao SaúdeOnline, o chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS apresenta quais os principais desafios da tutela no aumento da literacia dos portugueses em matérias de saúde pública.

“Os profissionais de saúde são os primeiros responsáveis pela literacia dos seus utentes”

Em entrevista exclusiva, a doutorada em Ciências da Comunicação e investigadora do ISCSP Cristina Vaz de Almeida e o especialista em Medicina Geral e Familiar Rui Nogueira destacam as principais lacunas nesta área, a nível nacional. “A nossa obrigação enquanto profissionais de saúde é disponibilizar os meios que possam capacitar as pessoas para tomar decisões acertadas em defesa da sua saúde”, defendem os responsáveis. No entanto, “esta é uma tarefa cada vez mais complexa que exige preparação e treino”.

Go to Top