Maioria dos portugueses com mieloma múltiplo nunca ouviu falar da doença

A maioria (87,1%) dos portugueses confrontados com o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM) nunca tinha ouvido falar desta doença, apresentando apreensão e tristeza no momento do diagnóstico, com 36,6% a afirmar a necessidade de apoio psicológico para ajudar na gestão da sua doença.

Investigadores criam protótipo que usa IA no diagnóstico de cancro colorretal

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram um protótipo que recorre à Inteligência Artificial (IA) para o diagnóstico de cancro colorretal.

Cientistas descobrem mecanismo da relação entre stress e cancro

O ‘stress’ crónico potencia o cancro ao fazer com que os neutrófilos (variedade de glóbulos brancos) formem estruturas pegajosas semelhantes a teias que tornam os tecidos do corpo mais suscetíveis à metástase, revela um estudo divulgado.

UC estuda preferências de local de morte de pessoas com doença avançada para que sejam cumpridas

Até ao momento não existia uma análise relativa às preferências de pessoas com doenças avançadas. De modo a colmatar essa lacuna, uma equipa de investigadores liderada pela Universidade de Coimbra (UC) está a realizar um estudo com o intuito de criar uma classificação internacional para registar os locais de cuidados e de morte, preferidos e reais, de pessoas com doenças avançadas. 

Investigadores querem melhorar sobrevivência de doentes com leucemia mieloide aguda

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vão procurar novos tratamentos para melhorar a sobrevivência dos doentes com leucemia mieloide aguda, focando o estudo no papel do microambiente da medula óssea na progressão da doença.

Desenvolvida técnica que multiplica por cem o poder das células contra o cancro

Investigadores desenvolveram uma nova técnica que torna as células T, parte do sistema imunológico, 100 vezes mais poderosas na eliminação de células cancerígenas, sendo que um teste em roedores alcançou eficácia em cancro de pele, pulmão e estômago.

Go to Top