• asma

Mais de 570.000 portugueses adultos vivem com asma, indica estudo

Mais de 570.000 adultos vivem com asma em Portugal e um em cada três doentes asmáticos não têm o diagnóstico registado no processo clínico nos cuidados de saúde primários, indica um estudo que é hoje apresentado em Lisboa.

  • sérgio silva

Doença venosa crónica afeta “30 a 40% da população”

A doença venosa crónica é uma patologia que afeta grande parte da população nacional e até mesmo mundial. Em entrevista, Sérgio Silva, cirurgião vascular, fala sobre esta condição, os tratamentos disponíveis e as possíveis complicações futuras, caso o doente não procure um diagnóstico formal que lhe possibilite tratar o problema.

Cuidados Paliativos. “Os decisores políticos não têm dado a esta área a prioridade que precisa”

Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, a enfermeira Catarina Pazes fala desta área tão importante e necessária para o bem-estar dos doentes e das famílias, mas cuja sua necessidade não é devidamente entendida, o que dificulta a referenciação e o acesso. No seu entender é preciso sensibilizar a população em geral, mas também os próprios profissionais de saúde e os decisores políticos.

  • disbiose

Especialistas debatem impacto da disbiose associada a antibióticos

Um grupo de peritos de diversas áreas da saúde defende maior acesso ao conhecimento e evidência científica sobre o efeito dos antibióticos na microbiota (flora) intestinal. Reconhecem que existem falhas na sensibilização dos médicos sobre as consequências da disbiose da microbiota do intestino, não só em relação à toma deste tipo de medicamentos, mas na saúde em geral.

Go to Top