SaudeOnline.pt / hpv clinical cases artigos

HPV: Vacina previne 90% das infeções e pode ser feita até aos 45 anos

O ginecologista diz ter altas expectativas para a edição deste ano do HPV Clinical Cases, depois do sucesso da primeira edição. Em entrevista, reforça a importância da vacinação contra o HPV, o vírus responsável por todos os casos de cancro do colo do útero.

Entrevista. Grande parte dos cancros da vulva e vagina são causados pelo HPV

Em entrevista, o Consultor de Ginecologia Oncológica do Hospital CUF Porto diz, a propósito da 2ªedição dos HPV Clinical Cases, que a "partilha de experiências entre as várias áreas envolvidas só pode resultar em ganhos de conhecimento".

HPV Clinical Cases: “Modelo de apresentação de casos clínicos permite-nos exercitar o raciocínio”

Em entrevista, a médica gastrenterologista do Hospital CUF Descobertas alerta para o aumento da incidência de cancro anal nos últimos 15 anos, um tipo de neoplasia provocada, na maior parte da vezes pelo HPV.

HPV Clinical Cases. “Reunião mostra que o HPV não é só cancro do colo do útero”

Está a decorrer a submissão de casos à 2ª edição do HPV Clinical Cases. O médico pediatra do Hospital D.Estefânia salienta a importância da vacinação na prevenção de vários tipos de neoplasias, para além do cancro do colo do útero.

“Infeção por HPV tem um papel relevante no cancro cutâneo não melanoma”

Esta associação é mais visível em doentes imunodeprimidos, como os doentes transplantados, e nos indivíduos predispostos à infeção por HPV, explica a dermatovenereologista do Centro Hospitalar Universitário de S.João e professora de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Go to Top