E-book sobre cancro da próstata é “um alerta e um apelo à ação preventiva”

O cancro da próstata, quando detetado numa fase precoce, tem uma taxa elevada de sucesso terapêutico. Mas para que se possa pedir ajuda atempadamente, é preciso apostar-se na literacia, daí que a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde tenha lançado um e-book sobre a doença, como nos explica Cristina Vaz de Almeida, a presidente da Sociedade.

Cancro do pulmão. Rastreio com TAC permitiu “redução de mortalidade em 20–25%”

O cancro do pulmão continua a ser diagnosticado tardiamente e o Governo anunciou que iria implementar, em breve, dois projetos-piloto de rastreio. Daniela Madama, membro da Comissão Científica do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), aborda a importância desta medida, mas sem deixar de realçar os desafios inerentes, para que se dê uma resposta adequada a todos os resultados positivos.

Uma aposta desta Direção: “conseguir que a revista científica da SPO seja incluída no Index Medicus”

Na 3.ª edição do BEST OF ASCO, o presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), José Luís Passos Coelho, faz um balanço positivo desta colaboração com a ASCO. O oncologista destaca ainda o empenho da Direção da SPO, a importância da partilha do conhecimento científico de maior impacto e a ambição de tornar a revista da sociedade uma publicação científica indexada a nível internacional.

Moving Beyond 2025: conferência coloca o exercício físico no centro da luta contra o cancro

A 1.ª edição da conferência Moving Beyond 2025, totalmente dedicada à relação entre exercício físico e cancro, decorreu, a 3 e 4 de abril, na Fundação Champalimaud e superou todas as expetativas. Com um painel de especialistas de renome nacional e internacional, mais de uma centena de apresentações e cerca de 400 participantes, o evento afirmou-se como um marco na área emergente da “Exercise Oncology”. Em entrevista, Leonor Matos, da Comissão Organizadora, faz um balanço da conferência, destaca os principais temas debatidos e aponta os desafios que se colocam no futuro.

“O principal objetivo é esclarecer, informar e deixar cair tabus e preconceitos acerca do cancro da mama”

A 4.ª edição do Congresso do Cancro da Mama do Algarve (CCMA) vai realizar-se a 14 e 15 de fevereiro, em Lagos, sob a temática central “A Saúde na Era digital: A Tecnologia como aliada?” O CCMA é uma iniciativa da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e bem-estar, sendo organizado a partir do presente ano pela Mamativa, uma associação que incorpora um centro integrativo, com o intuito de apoiar doentes oncológicos com cancro de mama através de uma visão holística e multidisciplinar. Jacqueline Tavares, fisioterapeuta, presidente da Associação Mamativa e co-fundadora do CCMA, em conjunto com a fisioterapeuta Tânia Camilo, fala sobre o evento.

  • cancro do pulmão

Cancro do pulmão. “A segmentectomia de porta única diminui riscos em futuras cirurgias”

José Miranda, cirurgião torácico, alerta para a importância do rastreio ao cancro do pulmão e realça as mais-valias da segmentectomia de porta única. Trata-se de uma nova técnica minimamente invasiva que, segundo o médico, é menos agressiva e diminui os riscos de possíveis futuras cirurgias.

Go to Top