Estudo inédito vai avaliar diabetes e risco cardiovascular em mais de 20 mil portugueses

As Sociedades Portuguesas de Diabetologia e de Cardiologia vão arrancar, em março, com um estudo nacional de grande dimensão para avaliar a prevalência da diabetes e dos fatores de risco cardiovascular na população adulta, uma iniciativa inédita em Portugal que envolverá mais de 20 mil participantes.

Um em cada sete portugueses com obesidade não reconhece ter a doença

Embora 35,5% dos participantes num estudo apresentem critérios de obesidade, apenas 20,45% afirmou ter a doença. Para os investigadores, este é um dado preocupante.

OMS recomenda uso de medicamentos GLP-1 para a obesidade

A OMS recomenda pela primeira vez a utilização de medicamentos GLP-1, inicialmente usados na diabetes, para tratar a obesidade, doença que afeta mil milhões de pessoas. O guia inclui os fármacos na lista de medicamentos essenciais e defende acesso equitativo a estas terapias.

Novos tratamentos da obesidade: Quando a ciência abala o preconceito

Cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo; Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde; Professor da FMUP; Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

“Mais de 60% da população adulta já tem classificação de risco para desenvolvimento de diabetes”

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a diretora do Programa Nacional para a Diabetes, Sónia do Vale, faz um balanço das novidades desta nova fase do programa, dos desafios da prevenção e do papel central da comunidade na gestão da doença. Em entrevista ao SaúdeOnline, a médica endocrinologista explica as estratégias para reduzir a prevalência, reforçar a equidade no acesso aos cuidados e promover a autogestão da diabetes.

Go to Top