“68% dos doentes com asma não têm a doença controlada”

No Dia Mundial da Asma, que este ano se assinala a 6 de maio com o lema “Tornar os tratamentos inalatórios acessíveis para todos!”, a prioridade é clara: garantir que todos os doentes tenham acesso aos medicamentos essenciais para controlar a doença. Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas sofram de asma, mas uma grande parte continua sem diagnóstico ou sem o tratamento adequado. Elisa Pedro, assistente graduada sénior de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, sublinha a urgência de reforçar o diagnóstico precoce, combater mitos sobre a medicação inalatória e investir na literacia em saúde respiratória — sem esquecer os avanços científicos que já estão a transformar a vida dos doentes.

“O principal objetivo é garantir cuidados de maior qualidade às populações com problemas alérgicos”

O imunoalergologista português Mário Morais de Almeida assumiu a presidência da World Allergy Organization (WAO). Em entrevista ao SaúdeOnline, o médico fala deste seu novo desafio, que é motivo de orgulho e entusiasmo, referindo que o objetivo é melhorar os cuidados às pessoas com patologia imunoalérgica a nível global.

  • Rita Aguiar

“Mesmo que a toma do fármaco seja feita há vários anos, este pode ser a causa de um episódio de anafilaxia”

Rita Aguiar, imunoalergologista, foi a oradora da sessão "Emergência alergológica: Anafilaxia", que decorreu na manhã desta sexta-feira. Durante a sua intervenção, a especialista destacou a necessidade de agir rapidamente perante um episódio anafilático, tendo em conta os critérios de diagnóstico, para que possa ser rapidamente administrado o tratamento correto.

“Participação ativa por parte dos participantes”

Mário Morais de Almeida, imunoalergologista e coordenador deste summit, faz um balanço do primeiro dia de evento e uma antecipação do que será o de hoje. O médico mostra-se muito satisfeito pela ativa participação e feedback dos participantes. Veja o vídeo.

Go to Top