Quando o valor se torna o verdadeiro motor da saúde
Ignacio Schoendorff, Diretor Executivo da Gilead Sciences
Ignacio Schoendorff, Diretor Executivo da Gilead Sciences
O cancro do cérebro é uma patologia rara, mas com forte impacto na vida de doentes e cuidadores. Renato Daniel, presidente da Associação Portuguesa de Cancro no Cérebro (APCCEREBRO) alerta para a falta de informação, assim como para o acesso desigual ao diagnóstico e tratamento e as falhas no apoio à saúde mental e reabilitação física.
No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) e várias sociedades médicas lançaram um manifesto que denuncia a situação desta área em Portugal. Em entrevista ao SaúdeOnline, Cândida Cancelinha, vice-presidente da APCP e especialista em Cuidados Paliativos Pediátricos no Hospital Pediátrico de Coimbra, explica os desafios enfrentados pelas equipas – tanto de Cuidados Paliativos Pediátricos como de adultos –, o impacto para as famílias e a urgência de garantir uma cobertura mais equitativa e eficaz. Para a médica, os Cuidados Paliativos não tratam o fim da vida, mas sim a vida em toda a sua duração, assegurando qualidade, dignidade e apoio personalizado aos doentes e suas famílias.
No âmbito do “Outubro Rosa”, em entrevista ao SaúdeOnline, o oncologista Nuno Tavares, da Unidade Local de Saúde de São João e da Atrys Portugal, alerta para o subdiagnóstico do cancro da mama em mulheres jovens e sublinha a importância da literacia em saúde e do autoconhecimento corporal para a deteção precoce.
Joana Menezes Nunes, Médica especialista em Endocrinologia e Nutrição, destaca a sessão de leitura do livro “Mamã, o que é a obesidade?” em várias escolas.
A Sociedade Portuguesa de Senologia promove, no dia 23 de outubro, em Coimbra, o workshop que assinala o encerramento da primeira edição da Breast Cancer Academy. A iniciativa, que reuniu onze associações de todo o país entre março e outubro, visa fortalecer o conhecimento, a literacia em saúde e a capacidade de ação das associações de doentes com cancro da mama, promovendo a partilha de experiências e a criação de sinergias.
Meditação e grounding são duas práticas que podem ajudar a gerir o stress, segundo Magda Moita, enfermeira na Clínica Pilares da Saúde.
A Associação Amigas do Peito conclui o Programa “Humanizar a Saúde” e assinala a iniciativa com o evento “O Voluntariado de Acompanhamento no Tratamento Oncológico”. O encontro realiza-se a 15 de outubro, no Hospital de Santa Maria, reunindo voluntários, profissionais de saúde e parceiros para refletir sobre o papel do voluntariado no apoio a doentes oncológicas.
As equipas de Cuidados Paliativos Pediátricos são insuficientes e várias sociedades alertam para a situação de vulnerabilidade, fragilidade e sofrimento em que se encontram crianças e famílias. Hoje, assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos.
A plataforma SIP Portugal alerta para o impacto da dor crónica e pede políticas de saúde, para que a doença deixe de ser “invisível”.