SaudeOnline.pt / Especial / Especial Reunião Primavera SPDV 2022

Falta de dermatologistas no SNS. “Há um desencanto e fora as condições são melhores”

Mais de metade dos dermatologistas trabalha fora do SNS. Em entrevista, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) critica os baixos salários no setor público, a falta de investimento nos serviços de dermatologia e os elevados valores pedidos em processos judiciais contra os médicos. Veja o vídeo.

Dermatologia em Moçambique. “A maior dificuldade é a abordagem terapêutica”

Por isso, é importante a participação de especialistas moçambicanos nos congressos portugueses, de onde levam "conhecimento e novas abordagens terapêuticas", salienta a dermatologista Serema Langa Luís, do Hospital Provincial de Matola (Maputo), à margem da Reunião de Primavera da SPDV.

Desafios nas dermatites de contacto alérgicas

Cerca de 20% da população portuguesa tem uma alergia de contacto. Em entrevista, a propósito da Reunião de Primavera da SPDV, a dermatologista e professora da FMUC fala de algumas situações de sensibilização alérgica e destaca a importância de distinguir entre as alergias de contacto e as alergias por via sistémica. Veja o vídeo.

“Pais estão mais atentos” à patologia dermatológica na idade pediátrica

Em entrevista, a propósito da Reunião de Primavera da SPDV, a dermatologista do Hospital Egas Moniz refere que os pais estão mais informados e "procuram cada vez mais a melhor abordagem terapêutica" para as crianças. Veja o vídeo.

Go to Top