• Medicina de Urgência

Medicina de Urgência não pretende afastar outras especialidades, diz médica

Adelina Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência, quer desmistificar algumas ideias associadas aos urgencistas, como o possível afastamento de outras especialidades. Em relação às críticas dos internistas, a também internista, diz que a própria Medicina Interna vai beneficiar com esta mudança.

  • urgências

Os problemas nas urgências estão no “antes e depois”, dizem os internistas

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna está contra a criação da especialidade de Medicina de Urgência, por considerar que o problema está no “antes e depois” das urgências. Em comunicado, apela, antes, a que haja melhor acesso a cuidados primários e que se resolvam os internamentos sociais.

  • psicólogos

Mais psicólogos nos cuidados de saúde primários é “momento histórico”

Contar com mais psicólogos nos cuidados de saúde primários (CSP) é uma medida que agrada a Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, ou já não a defendesse há vários anos. A seis meses de deixar o cargo, espera que o compromisso do Governo venha, de facto, a ser posto em prática.

  • Cirurgia oncológica

Cirurgia oncológica. Articulação entre setores é positiva mas a pensar na diferenciação

Diminuir o tempo de espera para cirurgia na doença oncológica só pode ser positivo, mas, caso seja necessário um vale-cirurgia, convém que se tenha em conta a diferenciação da equipa que vai receber o doente. Tudo para se evitar “uma solução subótima”, diz José Luís Passos Coelho, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO).

  • Ginecologia e Obstetrícia

Separação entre Ginecologia e Obstetrícia vai contra a realidade internacional

Diogo Ayres de Campos, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), comenta as principais medidas do Plano Estratégico de Saúde. A que suscita maior “surpresa” é a proposta de separação entre a Ginecologia e a Obstetrícia.

Go to Top