SaudeOnline.pt / Dermaonline / derma-investigação
  • psoríase

Cientistas identificam uma mutação genética responsável pela psoríase

Cientistas da Universidade Nacional Australiana descobriram uma mutação genética responsável pela psoríase, uma doença crónica inflamatória da pele, que causa lesões com relevo, vermelhas e escamosas, podendo também afetar as articulações. A psoríase é uma doença autoimune, ocorrendo assim quando o sistema imunológico ataca células saudáveis que erroneamente percebe como uma ameaça.

Investigadora da Universidade de Coimbra desenvolve solução injetável inteligente para auxiliar na regeneração de tecidos

Patrícia Alves, investigadora do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES), do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a desenvolver uma solução injetável inteligente para auxiliar na regeneração de tecidos.

Acne em pré-adolescentes associada ao aumento do índice de massa corporal

O estudo “Acne incidence in preadolescents and association with increased body mass index: A population-based retrospective cohort study of 643 cases with age- and sex-matched community controls” foi feito com o objetivo de determinar a incidência da acne em pré-adolescentes e a sua associação com o índice de massa corporal.

Investigações sobre Lúpus e Alzheimer são as vencedoras da bolsa D. Manuel Mello

Patrícia Costa Reis é premiada pelo projeto de investigação “Dieta, microbiota e permeabilidade intestinal no Lúpus” e Tiago Gil Oliveira pelo projeto “Determinantes da neuropatologia da doença de Alzheimer em ressonância magnética cerebral”.

  • Tiago Torres

Um quarto dos doentes com psoríase não estão diagnosticados em Portugal

A psoríase é uma "doença subdiagnosticada em Portugal”, conclui um estudo do Grupo Português de Psoríase, liderado pelo dermatologista Tiago Torres, que revela que a prevalência estimada da doença é de 4,4%.

Go to Top