Saúde Digestiva: A microbiota intestinal pode ter um papel importante na prevenção e tratamento de doenças
Nutricionista, Investigadora e Professora Catedrática da NOVA Medical School
Nutricionista, Investigadora e Professora Catedrática da NOVA Medical School
Cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo; Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde; Professor da FMUP; Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade
A Europacolon apela ao diagnóstico precoce e à prevenção do cancro do fígado e o das vias biliares, cujos sintomas costumam ser inespecíficos nas fases iniciais. Médicos lembram que, nos últimos anos, têm surgido novas terapêuticas, como a adição da imunoterapia à combinação de quimioterapia, que melhorou a sobrevida em doentes.
Entre as principais medidas destaca-se a criação do Percurso de Cuidados Integrados da Pessoa com Obesidade, que define um modelo clínico centrado na pessoa e assegura uma abordagem contínua, interdisciplinar e sustentada.
O número de doentes com cancro do pâncreas tratados com sucesso “é cada vez maior”, embora a falta de rastreios eficazes continue a ser um dos principais desafios, afirma Carlos Carvalho, oncologista na Fundação Champalimaud.
Mais de metade dos casos de cancro do fígado são diagnosticados em fases demasiado avançadas da doença, o que compromete a eficácia dos tratamentos e aumenta os custos associados.