Utilização dos peptídeos natriuréticos no diagnóstico de insuficiência cardíaca: uma posição conjunta

Durante as 15.as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte, João Sérgio Neves, endocrinologista na ULS São João, salientou que “a melhor forma de identificar precocemente insuficiência cardíaca (IC), num doente com diabetes, é através da avaliação dos peptídeos natriuréticos”.

  • diabetes

Diabetes tipo 2. “O glucocentrismo continua a fazer sentido”

“Gestão atual da diabetes tipo 2: otimizar, intensificar, controlar” foi o tema do simpósio da Menarini nas 15.as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte, que decorreram nos dias 27 e 28 de junho, em Vila Nova de Gaia. A endocrinologista Adriana Lages apelou à intensificação da terapêutica e à importância de se continuar a olhar para a glicemia.

“Portugal foi um dos primeiros países do mundo a reconhecer a obesidade como doença”

As 15.as Jornadas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte têm como objetivo a atualização científica e clínica nas áreas da diabetes e da obesidade. Em entrevista, o endocrinologista e presidente deste evento, Davide Carvalho, fala sobre a evolução dos tratamentos ao longo dos anos, dos desafios persistentes no reconhecimento e tratamento da obesidade em Portugal enquanto doença crónica e grave e das expectativas para as jornadas deste ano.

Go to Top