SaudeOnline.pt / ON Cardiologia

E depois de um AVC?

"A cada seis segundos morre alguém com AVC", alerta Susana Corte-Real, especialista em Medicina Geral e Familiar na USF São Julião, em Oeiras. A especialista alerta para a importância da reabilitação no pós-AVC, que deve começar ainda no internamento. Em entrevista destaca ainda a necessidade de se apostar no controlo da fibrilhação auricular, face ao risco de novo AVC. Nesse caso, diz, "os novos anticoagulantes orais são seguros e eficazes, mesmo em idosos". 

“Uma em cada três mulheres morre de doença cardiovascular”

Sílvia Monteiro é Cardiologista na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e alerta, em entrevista, para a doenças cardiovasculares (DCV) na mulher. A especialista lembra que as DCV são “a principal causa de morte no sexo feminino”, contudo “o risco cardiovascular na mulher não tem sido adequadamente identificado e valorizado”. Chama ainda a atenção para os sintomas atípicos das DCV em comparação com o sexo masculino.

Trombose Venosa Profunda. “A anticoagulação é a estratégia de primeira linha”

 Melanie Ferreira, especialista em Medicina Interna no Hospital Garcia de Orta, alerta para a gravidade da trombose venosa profunda (TVP), uma condição clínica que se confunde muitas vezes com outras patologias, nomeadamente as musculoesqueléticas. Em entrevista, fala da relevância do uso dos novos anticoagulantes, que "vieram ajudar e melhorar a gestão da TVP". 

Go to Top