3 Out, 2023

Manuel Pizarro garante que todas as vacinas estarão disponíveis dentro de oito a dez semanas

O ministro da Saúde reage assim ao alerta da Associação Nacional de USF, de que os centros de saúde não têm vacinas contra a gripe em número suficiente.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu que estarão disponíveis num período de oito a dez semanas as vacinas necessárias para que todos os portugueses que têm indicação se possam vacinar.

Em declarações ontem à margem da iniciativa “4 Agendas Mobilizadoras da Saúde” no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Manuel Pizarro respondeu assim à revelação feita pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, de que há centros de saúde com um stock muito reduzido, ou mesmo nulo, de vacinas contra a gripe, situação que só deverá estabilizar a partir da segunda semana de outubro.

“Esta campanha é para decorrer entre oito a dez semanas, primeiro porque seria logisticamente impossível vacinar toda a gente numa ou duas semanas, e como sempre dissemos estamos a receber paulatinamente os fornecimentos das vacinas por parte das empresas a quem as adquirimos”, disse o ministro.

“Porque é que elas não estão cá todas? Porque estas vacinas estão preparadas para as estirpes mais recentes do vírus da gripe e da covid. O seu processo de fabrico começou há poucas semanas. É preciso tranquilizar em absoluto as pessoas. Estarão disponíveis neste período, de oito a dez semanas, todas as vacinas que são necessárias, para que todos os portugueses que têm indicação se possam vacinar”, adiantou.

LUSA

Notícia relacionada

Associação diz que há centros de saúde com stock muito reduzido ou nulo de vacinas da gripe

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais