“Estamos empenhados para que este evento seja um autêntico Encontro entre colegas”

Mário Pereira Santos, membro da organização deste Encontro dos Grupos de Estudos da APMGF, conta como surgiu a ideia de se realizar esta primeira edição, dos seus objetivos e expectativas. Referindo que se pretende que esta iniciativa seja, acima de tudo, um “Encontro entre colegas”, o médico de família perspetiva que este será “um novo modelo formativo” de “elevada qualidade técnico-científica”.

Esta é a primeira edição do Encontro dos Grupos de Estudos da APMGF. Como é que surgiu a ideia?
A ideia do 1.º Encontro dos Grupos de Estudos (GE) resultou de uma reflexão profunda da Direção Nacional sobre a atividade formativa promovida pela APMGF. A planificação da formação anual tem em conta dois aspetos: a avaliação das necessidades formativas dos associados e a atividade dos GE. A Associação conhece a dificuldade dos médicos de família em conciliarem a exigente prática clínica com uma formação médica contínua ajustada às suas necessidades. Por isso, toda a atividade formativa promovida pela APMGF deve ser relevante para os médicos de família (MF) e oportuna, tendo em conta a oferta formativa global durante o calendário anual.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo de GE que têm tido um protagonismo crescente na formação dos MF. Para dar resposta à necessidade de rentabilização dos recursos e à vontade dos GE de terem mais oportunidades para contribuírem para a atualização dos MF, decidimos criar este Encontro multidisciplinar.

 

Quais os objetivos para este Encontro?
Estamos empenhados para que este evento seja um autêntico Encontro entre colegas, num ambiente colaborativo de aprendizagem e de convívio, que favoreça o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre formandos, e entre estes e os formadores. Neste contexto o desenvolvimento profissional contínuo dos participantes é o objetivo principal.

 

Qual a importância de se criar uma interação entre estes 12 grupos de estudos, assim como o debate conjunto dos vários temas a que cada um se propôs a apresentar?
Reunir num mesmo evento 12 GE tem também o propósito de promover a interação entre os GE, que é outro objetivo importante deste Encontro. No mesmo espaço teremos quatro sessões de diferentes GE a decorrer em paralelo, mas mantendo a individualidade e a coerência dos programas definidos por cada grupo.

Desta forma, damos continuidade ao histórico das ações formativas promovidas no passado por alguns dos GE (ex: de Diabetologia, de Doenças Cardiovasculares, de Nutrição e Exercício Físico), mas agora todos reunidos com outros GE constituídos mais recentemente.

Esta interação já deu os seus frutos, com a organização conjunta de duas sessões em parceria por três GE distintos, nomeadamente para os temas – “A Diabetes Mellitus e as suas complicações macrovasculares” e o “Envelhecimento; Reforma e Luto”.

 

Neste evento não participam todos os grupos da APMGF. Porque razão foram escolhidos estes 12?
A APMGF conta atualmente com 24 GE. Os diferentes GE têm participado de forma distinta na formação dos MF, com diferentes formatos e contextos. Por exemplo, neste evento será apresentado o “Guia Prático para a Consulta do Idoso” pelo GE da Saúde do Idoso. Outros GE têm organizado workshops ou participado em sessões no âmbito dos programas dos Encontros Nacionais. Os GE que se disponibilizaram para participar neste 1.º Encontro foram incluídos e todos contribuíram para melhorar a sua conceção.

 

Quais são as mais-valias deste Encontro para os participantes?
Este Encontro será uma oportunidade formativa centrada no participante. O médico de família poderá identificar no programa os temas do seu interesse e elaborar um road map formativo. Isto é, tanto poderá manter-se no programa definido por um GE, como construir um plano formativo personalizado, tendo em conta as necessidades formativas. Para quem participa, será certamente uma experiência mais rica. Em síntese, consideramos que será uma mudança positiva para todos, quer para os GE, quer para os participantes do Encontro de GE da APMGF.

 

Como se processou a organização do encontro. Os temas de cada grupo foram propostos pelo mesmo? Como foi exatamente o critério da escolha de temas?
A organização deste Encontro tem-se desenvolvido de forma cooperativa entre todos os GE envolvidos e a Direção Nacional. Após a definição do novo modelo e a transmissão das ideias e objetivos a todos os GE, ouvimos as expectativas e pretensões daqueles que mostraram interesse em participar. Temos procurado acomodar todas as sugestões e as necessidades sentidas. Os critérios de escolha dos temas foram da exclusiva responsabilidade dos GE.

 

O que é necessário para constituir um GE? Quem pode participar?
Todos os associados, no pleno uso dos seus direitos, podem pertencer a um GE. A criação de um GE depende somente da iniciativa de um conjunto de Associados, com um interesse comum numa área de relevância para a Medicina Geral e Familiar. Esta manifestação de interesse deverá ser comunicada aos serviços centrais da APMGF via e-mail (apmgf@apmgf.pt) num documento onde deve constar: a identificação do GE proposto; o nome dos sócios proponentes; os objetivos do GE; um Plano de Atividades; e um Termo de Aceitação das Normas de Funcionamento dos GE. Esta proposta será depois submetida a aprovação pela Direção Nacional.

 

“Os critérios de escolha dos temas foram da exclusiva responsabilidade dos GE”

 

Quais são os objetivos principais a cada GE?
Os objetivos essenciais de cada GE são:

  1. Promover o desenvolvimento profissional contínuo dos associados na respetiva área de interesse.
  2. Participar e representar a APMGF em eventos científicos ou em grupos de trabalho, de consenso, ou outros, relacionados com a área de interesse.
  3. Impulsionar um intercâmbio de conhecimentos e experiências, no âmbito da estratégia definida pela APMGF para as suas relações externas.
  4. Promover a articulação com o Centro de Documentação e Informação (CDI) e outros Grupos/Departamentos da APMGF, de forma a facilitar a acessibilidade e melhorar a circulação da informaçã
  5. Promover a edição de material de divulgação na área do seu interesse.

 

Quais as suas expectativas para este encontro?
O trabalho até agora realizado entre todos os intervenientes faz-nos antever um Encontro de elevada qualidade técnico-científica. Com um novo modelo formativo, procuramos diversificar os contextos e métodos de aprendizagem, de forma a que se integrem oportunamente no processo de desenvolvimento individual de cada MF. Temos, por isso, boas expectativas de conseguir chegar às pretensões educacionais do maior número de Associados. Tudo faremos para que este Encontro, seja uma referência de excelência formativa no âmbito dos CSP em geral e da Medicina Geral e Familiar, em particular.

 

SM

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais