23 Ago, 2022

Algarve. INEM em sobrecarga com mais de 350 emergências diárias

Número de situações diárias que levam ao acionamento de meios está acima do habitualmente registado nos anos pré-pandemia e o INEM tem dificuldade em dar resposta.

Apesar do reforço de meios já feito, antecipando a enchente de turistas na região do Algarve, o INEM tem dificuldade em dar resposta a todos os casos urgentes que surgem durante o verão. A delegação do Algarve do INEM está a socorrer até 350 pessoas por dia, quando o máximo de outros anos era de 285, avança o Diário de Notícias.

“Temos registado um aumento de acionamento diário de meios. O pico histórico de anos anteriores era de 285 e, nesta altura, já estamos acima dos 300, alguns dias já chegámos aos 350 e em outros até já ultrapassámos um pouco”, refere o coordenador da região, Carlos Raposo.

Estes números refletem o aumento acentuado de turistas na região, em comparação com os anos de 2020 e 20221 – muito marcados pela pandemia – e até com 2019. Em agosto, o INEM reforçou os meios disponíveis, somando uma viatura médica de emergência rápida (VMER) e dois técnicos às 32 ambulâncias e seis VMER que já se encontravam operacionais em todo o Algarve.

No entanto, os problemas na resposta do INEM estendem-se também a outras zonas do país, e atingem de forma particularmente grave a Grande Lisboa, isto numa altura em que a população residente até é menor, dado o elevado número de pessoas que se encontram de férias. Várias ambulâncias estão inoperacionais por falta de técnicos de emergência. O sindicato que representa estes profissionais fala numa situação de “completa rutura no normal funcionamento dos serviços de emergência médica”.

SO

Notícia Relacionada

Concurso para técnicos do INEM ficou com 70% das vagas por ocupar

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais