18 Jan, 2017

Cristas constata “problemas de gestão” após visita ao Hospital de Cascais

A líder do CDS-PP, visitou hoje o Hospital de Cascais e constatou a existência de problemas de gestão, prometendo confrontar o ministro da Saúde com a questão na sua ida ao parlamento, na quinta-feira.

Na terceira visita a uma unidade hospitalar, num conjunto previsto de 10 visitas a hospitais de todo o país, Assunção Cristas explicou que “a ideia é ter um retrato da realidade” do setor da saúde, uma vez que “tem havido notícias que levam a crer que o CDS deve estar atento a esta matéria”.

Na quinta-feira, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vai estar no debate em plenário solicitado pelo CDS.

“Aquilo que sentimos é uma necessidade de melhor continuar a organizar os cuidados de saúde prestados às populações”, referiu Assunção Cristas.

Após uma visita ao Hospital de Cascais e depois de se ter reunido com a administração, a líder democrata-cristã disse ter constatado que “há muita capacidade instalada que não está suficientemente rentabilizada”.

“Passámos por áreas que podiam ser mais bem utilizadas e isto não joga com as críticas de haver listas de espera. Há uma necessidade de se perceber porque é que não se utiliza melhor. Foi-nos dito que há constrangimentos orçamentais que não permitem maior contratualização destes serviços”, acrescentou.

Assunção Cristas concluiu, por isso, haver um “problema de gestão, de planeamento e de trabalhar em rede com os vários hospitais”.

“Quando as urgências aqui entopem é provavelmente porque houve outros hospitais próximos que têm planos de contingência que não estão a receber utentes urgentes e isto cria pressões que são desnecessárias. Isto, às vezes, não tem a ver com a qualidade do serviço prestado ao doente, mas tem a ver com outras questões, muitas vezes de ordem ideológica e isso sentimos bem”, concluiu.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais