6 Nov, 2023

10th Beyond MEd: “Esperamos mostrar perspetivas diferentes do ensino, nacionais e internacionais”

João Correia é coordenador do Departamento Científico da 10.ª Edição do Beyond MEd e aluno de 5.º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Ao SaúdeOnline faz uma antevisão do evento que decorre entre 8 e 10 de novembro, na FMUL.

Qual a importância da 10.ª Edição do Beyond MEd?

O Beyond MEd é o Congresso de Educação Médica da FMUL e um dos maiores do país para este efeito. Surge para preencher uma lacuna no que toca à discussão da Educação no curso de Medicina, discussão que é muito relevante para os estudantes e docentes, e que cabe a nós estimular de forma apelativa a todos.

Na 10.ª Edição queremos explorar em profundidade a Educação no seu global – desde o dia em que o estudante entra no curso, até ao dia em que deixa de praticar Medicina. Através das sessões de Enriquecimento do Currículo e de Ensino Pós-Graduado, pretendemos que os estudantes percebam como se integram no mundo da Medicina e de que formas podem melhorar-se a si próprios durante e depois do curso. Além disto, discutir Tecnologia é mandatório, porque cada vez mais somos expostos e estimulados a usar a tecnologia para o nosso ensino e, por isso, teremos um painel que abordará o que há de bom no uso destas tecnologias.

Finalmente, discutiremos Métodos de Ensino e Avaliação: esperamos mostrar perspetivas diferentes do ensino, nacionais e internacionais e dar uma ideia aos estudantes acerca do que tão bom é feito na FMUL e, futuramente, o que poderemos adaptar de fora.

 

Quais os principais desafios que têm enfrentado na organização deste evento?

Os desafios na organização de Congressos prendem-se, geralmente, na organização logística em espaços de tempo que nunca são tão longos como gostaríamos. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa temos, ainda, um fenómeno de existirem, todas as semanas, múltiplas atividades de formação e ensino para os estudantes, quer através da própria FMUL, quer, muitas vezes, através da Associação de Estudantes – AEFML. Um dos desafios de criar uma atividade também se prende por inseri-la num espaço tão dominado e cheio e é aqui que é tão importante que tenhamos um programa apelativo e completo!

 

Que mais-valias podem trazer para o vosso currículo?

Este Congresso tem a oportunidade de proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aprender a personalizar o currículo, preparar precocemente o internato, melhorar o aproveitamento durante o curso usando todos os materiais à sua disposição e, ainda, perceber o porquê de o ensino existir de uma certa forma e como tirar melhor proveito dele.

Além disso, através da Competição de Simulação (dia 10/11), alunos do 4.º-6.º ano poderão colocar o seu conhecimento à prova, usando tecnologia da FMUL para simular casos clínicos realísticos e comuns. No dia 9/11, terá lugar o Debate do Beyond MEd – contará com a presença de ilustres membros da comunidade médica e científica de Portugal e será uma oportunidade para discutir o futuro da Saúde e da Educação Médica em Portugal.

 

Quais os principais desafios que enfrentam os alunos face ao estado atual da Medicina?

Como estudantes de Medicina temos a responsabilidade de estudar e estar atualizados, constantemente, em relação à ciência que é publicada. Hoje em dia, a atualização da ciência acontece a uma velocidade vertiginosa e cabe a cada um de nós tentar estar a par das novas tendências e da nova informação. Espera-se de um estudante, atualmente, que consiga este exercício e que mantenha essa mentalidade durante a carreira médica; durante o curso nem sempre é fácil, tendo em conta tudo o que temos de aprender, mas temos de fazer o melhor para o conseguirmos.

Os doentes também acabam por ter muita informação e também temos de conseguir usar esse facto para uma melhor relação médico-doente e um melhor acompanhamento dos mesmos – há muita informação disponível, mas será nossa a responsabilidade de a filtrar e de ensinar os nossos doentes.

 

Como alunos, o que gostariam que fosse diferente no ensino da Medicina?

Como estudantes, queremos sempre que o ensino seja mais prático, mais atualizado e adaptado às necessidades crescentes de conhecimento. Felizmente, a FMUL tende a atualizar o currículo para corresponder a estas expectativas e é algo que os estudantes desta Faculdade esperam da mesma.

MJG

Notícia relacionada

9.ª edição do Beyond MEd vai refletir sobre a educação médica em Portugal

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais