29 Set, 2023

Vacinação contra gripe e covid-19 arranca hoje e quer chegar a 2,5 milhões de pessoas

A campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em cerca de mil centros de saúde e 2.500 farmácias, sendo que o objetivo deste ano consiste em vacinar 2,5 milhões de pessoas.

“Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde estão inscritos”, refere a Direção Executiva do SNS em nota hoje divulgada.

Pela primeira vez as farmácias vão poder vacinar contra a covid-19, e segundo a Ordem dos Farmacêuticos há perto de 6 mil farmacêuticos habilitados para o fazer.

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, citado na nota divulgada, sublinha que “a população elegível poderá, este ano, vacinar-se num local ainda mais próximo de casa, em horários alargados, num ambiente seguro e de confiança” e que “todo o processo proporciona aos cidadãos maior comodidade, acessibilidade e conveniência”.

“A campanha vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Os vírus que circulam esta época são diferentes dos anteriores e as vacinas já contemplam essa proteção, pelo que a recomendação clínica é de coadministração das duas vacinas para uma maior proteção das pessoas”, lê-se na nota.

A nota da Direção Executiva do SNS lembra que “é possível agendar a vacinação diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível”.

No entanto, na semana passada o Jornal de Notícias adiantava que as vacinas que vão chegar às farmácias nos primeiros dias da campanha de vacinação não serão suficientes para dar resposta às reservas já feitas pelos utentes.

Segundo o jornal, as farmácias foram informadas de que, desde o início da campanha até dia 10 de outubro, está prevista a chegada de 175 mil doses de vacinas da gripe e de 205 mil doses o caso da covid-19, o que obrigou já a reagendar utentes.

A campanha começa num altura em que o Tribunal de Contas (TdC) aplaude a forma como foi conduzido o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, referindo que foi “eficaz e articulado” entre os diversos setores. No entanto, alerta, que, apesar dos “esforços desenvolvidos para a minimização do desperdício de doses de vacinas”, até ao final do ano passado tinham sido inutilizadas 3,5 milhões de doses, estimando que este desperdício tenha causado “perdas potenciais” de 54,5 milhões de euros aos cofres do Estado.

LUSA

Notícia relacionada

Gripe: Especialistas divulgam recomendações para aumentar adesão à vacinação

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais