26 Set, 2017

Sindicato emite pré-aviso para primeira greve dos médicos em outubro

Depois de ter anunciado um ciclo de greves para os próximos dois meses, o Sindicato Independente dos Médicos lança agora o pré-aviso para a primeira greve dos médicos, a 11 de outubro, que afetará a zona Norte.

De acordo com o pré-aviso, os médicos de todos os serviços e estabelecimentos da área territorial da ARS Norte devem paralisar a sua atividade a partir das 0h00 do dia 11 de outubro até às 0h00 de 12 de outubro. O sindicato acrescenta que estes profissionais não devem prestar qualquer trabalho normal nem suplementar, mantendo-se, contudo, em vigor todas as disposições relativas aos limites à duração do trabalho nas atividades médicas assistenciais nos Serviços de Urgência.

Depois de mais de um ano e meio de negociações com o Ministério da Saúde e com o Governo, onde os sindicatos médicos reivindicam a qualidade do Serviço Nacional de Saúde através da valorização da Carreira Médica, a delegação governamental apenas aceitou reduzir o limite anual do trabalho suplementar obrigatório, deixando para trás tantas outras matérias.

Segundo as normas da greve, todos os médicos podem aderir livremente à paralisação regional, quer estejam ou não sindicalizados, qualquer que seja a sua relação jurídica de emprego, nível em que se encontrem ou desempenho de cargos de direção. Quem aderir à greve não deve assinar folhas de ponto, escrever “greve” ou avisar que vai aderir ao protesto.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais